VINDE PARA A FESTA!


VINDE PARA A FESTA!

O Rei Senhor prepara uma festa. Cada um de nós é chamado para participar. Qual a intenção de Deus ao nos proporcionar tal convívio? Ele quer compartilhar conosco de Sua vida/intimidade/relação, que é simbolizada pela imagem do banquete. Onde há banquete existe convivência, alegria, partilha, fartura e amizade. Assim como nos matrimônios humanos, em que logo após a celebração da aliança existe esta festa, da mesma forma quando Deus celebra a aliança conosco (nova e eterna) também nos convida aos festejos. Este banquete da alegria foi profetizado na primeira leitura: “O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. [...] eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas...” (Is 25, 6-7).

 

Jesus celebrou conosco as núpcias. Ele é o esposo e a Igreja é sua esposa. A aliança foi celebrada na cruz (com o “sangue da nova e eterna aliança que foi derramado”) e a ressurreição inaugurou um tempo novo de amizade com Deus. O Senhor nos oferece a cada momento a salvação, como se fosse uma veste nova para entrarmos e participarmos dignamente deste banquete, como também está escrito: “Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com suas joias” (Is 61,10). Esta veste nós adquirimos no batismo e todas as vezes que a sujamos pelo pecado, podemos lavá-la no sacramento da reconciliação.

 

O único empecilho para a participação nesta festa é não aceitar o convite do Rei, ou seja, recusar a salvação. Recusar-se a participar da alegria, preferindo a tristeza do isolamento e da morte. Deus chama a todos, bons e maus, não há excluídos. Mas é preciso que vivamos a caridade (o amor) que nos foi ordenado pelo Rei. Sobre isto nos ensina um grande padre da Igreja: “Entra, pois, nas bodas, mas não leva a veste nupcial, aquele que pertencendo à Igreja Católica tem fé, mas lhe falta a caridade. [...] Logo, aquele que veio aos homens por caridade (Jesus) deu a conhecer que a veste nupcial não era outra coisa que a própria caridade”. (São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja. Séc. VI) Vivamos a caridade para cantarmos: “Na casa do Senhor habitarei, eternamente” (Sl 22).

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também