Movimentos

Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração é um movimento religioso pelo qual os leigos buscam a evangelização das famílias, com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja. Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer aos encontros.
- Encontros: primeira sexta-feira do mês, às 14h30min, na Catedral.

Cáritas
A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Qualquer interessado em ser voluntário pode participar.
-> Encontros: terças e quintas-feiras, às 14h, na Catedral. 

Cenáculo de Maria
O Cenáculo de Maria é um movimento de jovens mais amadurecidos e de adultos com alma jovem, que formam comunidades de Cenantes com espiritualidade centrada no amor a Cristo, à Igreja, apoiado na devoção à Maria, Mãe de Cristo e na reflexão bíblica. O Cenáculo de Maria consta de dois segmentos: o Retiro, realizado em 3 dias, e o Movimento, formado pelos grupos paroquiais.
-> Encontros: quarto domingo do mês, às 19h, no Centro Catequético.

https://www.instagram.com/movimento.cenaculo.montenegro/

https://www.facebook.com/movimentocenaculodemontenegro.montenegro


Curso de Liderança Juvenil (CLJ)
O Curso de Liderança Juvenil Cristã (CLJ) é um movimento constituído de jovens e assessores adultos leigos, acompanhados por um presbítero, e que tem como objetivo ser um instrumento na evangelização de jovens entre os 14 e 18 anos de idade, preparando-os para liderar na Igreja e na sociedade. Na paróquia onde está inserido, o CLJ acontece em quatro etapas: pré-CLJ, CLJ 1, CLJ 2 e CLJ 3. Foi fundado em 1974 na Igreja São Pedro, em Porto Alegre, a partir de um retiro para crismandos. Em nossa paróquia foi iniciado em 1985. Para participar, basta comparecer aos encontros.
-> Encontros: Segundo e quarto sábados, a partir das 14h30min, no Centro Catequético.

https://www.facebook.com/clj.catedral.sjb

https://www.instagram.com/clj_sjb_mgo/

https://www.instagram.com/cljnavegantes/


Girassol
Este movimento abrange crianças de 6 a 10 anos e tem como lema “Amar a Deus com alegria e responsabilidade”. O movimento tem um encontro anual, desenvolvido em um dia inteiro, para ingresso de novas crianças. Para participar do encontro é por intermédio de inscrição com vagas limitadas. O Girassol é conduzido por tios e tias, que são responsáveis em formar os pós-encontros, que são mensais, e desenvolvê-los, para o aprendizado das crianças.
-> Encontros: terceiro sábado do mês, às 15h, no Salão Paroquial.

Movimento de Casais Jovens (MCJ)
O MCJ é um movimento voltado para atuar com casais e famílias no início na vida matrimonial. A regra máxima do MCJ é a vivência do Evangelho de Jesus Cristo, em Família. Após participar de um retiro, os casais com até 10 anos de matrimônio passam a integrar grupos de reflexão.
-> Encontros: semanais, nos grupos de reflexão.

https://www.facebook.com/mcj.montenegro


Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC)
O Movimento de Cursilhos de Cristandade nasceu na Espanha, na década de 1940, onde foi tomando forma como um movimento de evangelização que trata de levar a Boa Nova do amor de Deus às pessoas. Atualmente está presente no mundo inteiro, atuando como um instrumento eficaz de evangelização em diferentes culturas e realidades sociais. O MCC é destinado a pessoas maiores de 18 anos. O ingresso ocorre por meio de um retiro, um para homens e outro para as mulheres.
-> Encontros: semanais em grupos; escola vivencial, na segunda segunda-feira do mês, no Salão Paroqual; e Ultreya, na quarta segunda-feira do mês, no Salão Paroquial.

Movimento Objetivo Novo de Apostolado (Onda)
Foi fundado em 1976, em Porto Alegre. É um movimento formado por jovens entre 10 e 14 anos, tios e diretor espiritual (padre). Seu objetivo é cultivar o apostolado entre a juventude, fomentando a amizade com Jesus Cristo, despertando o espírito de liderança e favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs. Podem participar do retiro de “Embarque” os jovens que já tenham recebido a Primeira Eucaristia ou estejam em via de recebê-la no ano em que se realiza o curso.
-> 
Encontros: Segundo e quarto sábados, a partir das 14h30min, no Centro Catequético.

https://www.facebook.com/onda.montenegro


Renovação Carismática Católica (RCC)
A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e hoje presente em todo o mundo. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo. O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e dos ritos da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. A paróquia conta com um grupo de oração e um ministério jovem.
-> Encontros: quartas-feiras, às 20h, na Catedral.

https://www.facebook.com/GOESPIRITOSANTOMONTENEGRO


Zeladoras de Capelinhas de Nossa Senhora
A devoção da Capelinha iniciou no ano de 1888, na cidade de Guaiaquil, no Equador, com a finalidade incentivar a prática da vida religiosa, levando a bênção de Jesus às famílias, por meio de sua mãe Maria. Chegou n o Brasil no ano de 1914, em Belo Horizonte (MG). As zeladoras são as responsáveis por levar a visita das capelinhas de Nossa Senhora às casas.
-> Encontros: terceira sexta-feira do mês, às 14h30min, no Centro Catequético.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também