Histórico

Histórico

Vista aérea da Catedral São João Batista

A paróquia São João Batista de Montenegro foi criada em 28 de abril de 1871, pelo segundo bispo da diocese do Rio Grande do Sul, Dom Sebastião Dias Laranjeira, que a desmembrou da paróquia do Bom Jesus, de Triunfo. Na época, havia aqui em torno de 7 mil paroquianos.

Por falta de padres no clero diocesano, Dom Sebastião entregou aos cuidados dos padres jesuítas alemães a nova paróquia. O primeiro vigário (hoje pároco) foi o Pe. Miguel Kellner S.J.

Os jesuítas conduziram a paróquia por 23 anos. Em fevereiro de 1895 a entregaram, enfim, ao clero diocesano, na pessoa do Pe. Bartolomeu Tiecher (que tio-avô do bispo emérito de Montenegro, Dom Paulo Antonio De Conto).

A antiga e bela igreja matriz já era pequena para acomodar o crescente número de fiéis, nascendo então a ideia de se construir um templo maior. A nova igreja matriz (atual Catedral), edificada em estilo romano basilical, foi projetada pelo mesmo arquiteto responsável pelo projeto da Basílica de Aparecida em São Paulo, Benedito Calixto de Jesus Neto. Sua solene inauguração (consagração) foi em 12 de dezembro de 1965, em ato presidido por Dom Vicente Scherer, à época arcebispo metropolitano de Porto Alegre.

Dia 2 de julho de 2008, o Papa Bento XVI criou a Diocese de Montenegro. Sua instalação ocorreu em 6 de setembro do mesmo ano, com a elevação da igreja matriz São João Batista à condição de Catedral.

Nossa paróquia tem uma rica história de pessoas consagradas à vida religiosa: anos atrás, pela presença das Irmãs de São José e dos Irmãos Maristas e, hoje, das Irmãs de São Camilo, além de inúmeras vocações sacerdotais e religiosas que aqui surgiram.

Atualmente a paróquia é constituída por 14 comunidades, com várias pastorais e movimentos. Está em andamento também o processo de revitalização do interior do templo, graças ao empenho e colaboração de toda a comunidade.

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também