Pastorais

Confira o que faz cada pastoral de nossa comunidade

Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP)
O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP) é um órgão obrigatório, segundo o Canône 537 do Código de Direito Canônico, regido pelas normas do direito universal e pelas normas dadas pelo Bispo Diocesano. Os membros são escolhidos na comunidade, para que auxiliem o pároco na administração dos bens da paróquia e nas tomadas de decisões que envolvam investimentos financeiros, análises de contratos de prestadores de serviços, obras, administrativos etc. O presidente do CAEP é o pároco. O órgão é uma garantia da presença e da atuação dos leigos. Isso visa, principalmente, garantir a continuidade dos trabalhos e ações pastorais e no caso da Catedral, a Revitalização, não sofrendo quebra de continuidade, mesmo que haja mudança do pároco. 

-> Encontros: mensais.

Conselho Pastoral Paroquial (CPP)
O Conselho Pastoral Paroquial é o organismo responsável para que a paróquia se organize, faça planejamento e execute os trabalhos pastorais necessários para atingir seus objetivos específicos e gerais. Cada pastoral, movimento ou grupo paroquial se encaixa dentro de uma exigência evangélica e é integrante do CPP por meio de sua coordenação. Os coordenadores que formam o Conselho têm o papel de se preocupar com a dimensão como um todo. 
-> Encontros: mensais
.

Iniciação à Vida Cristã
A Iniciação à Vida Cristã é um processo de crescimento na fé de forma gradual e permanente, que acontece na comunidade eclesial. Ele visa transformar a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida. No processo vai se fortalecendo o encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho de maneira mais intensa através de uma experiência que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plena com Cristo. A Iniciação à Vida Cristã tem como inspiração o catecumenato, que não se limita à celebração dos sacramentos, mas a um progressivo mergulhar no mistério, dando valor a tempos, etapas com suas celebrações, símbolos, ritos e benções. Portanto, a Iniciação A vida Cristã compreende toda a caminhada catequética inicial da Igreja: Batismo, Eucaristia e Crisma. Em 2017, ocorreram 232 batizados, enquanto 202 crianças receberam a 1ª Eucaristia, e 157 jovens e adultos fizeram a catequese de Crisma.

Ministros Extraordinários da Eucaristia
O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Atualmente nossa comunidade conta com 40 ministros extraordinários da Eucaristia. Para exercer esse ministério, é preciso ser indicado e convidado pelo padre, além de aprovado pela comunidade e pelo bispo.
-> Encontros: mensais.

Pastoral Carcerária
Pastoral Carcerária é a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONGs locais, nacionais e internacionais. Além de ir ao encontro das pessoas encarceradas, também atua na luta para cancelar toda legislação e normas contrárias à dignidade e aos direitos fundamentais às pessoas privadas de liberdade, assim como as leis que dificultam o exercício da liberdade religiosa em benefício dos reclusos e busca, a quem transgride o caminho, o resgate e uma nova e positiva inserção na sociedade.
-> Encontros: visita ao Presídio Estadual de Montenegro (Albergue) todas as quartas-feiras.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
A Pastoral da Comunicação (Pascom) é um serviço à comunicação feita e recebida na comunidade. Relaciona-se com a imprensa comercial para divulgar a imagem pública da Igreja. Estuda e reflete os documentos da Igreja que tratam sobre a comunicação, bem como procura estabelecer critérios para a formação dos agentes a fim de que assumam a Pascom como um apostolado e não apenas no aspecto funcional e técnico do uso dos meios. Em nossa paróquia, a Pascom faz registros de momentos importantes da vida pastoral, é responsável pelo Facebook, o informativo “Mensageiro” e o site, além de outras ações especiais.

Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto). 
-> Encontros: visitas semanais a
 seis comunidades.

Pastoral da Escuta
A Pastoral da Escuta é um braço da Pastoral da Acolhida. O agente dessa Pastoral escuta atentamente as necessidades e desabafos da pessoa e busca apontar caminhos de solução.
-> Encontros: um padre atende na Catedral de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min.

Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora comprometida em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. Em nossa paróquia é realizado um trabalho com chás, limpeza de ouvido, empréstimo de muletas e cadeira de rodas.
-> Encontros: terças e quintas-feiras, às 14h, na Catedral.

Pastoral Familiar
É a que cuida da preparação dos noivos, da celebração do matrimônio e que está estudando o contexto familiar de nossa paróquia. Em união com toda a nossa diocese.

Pastoral Litúrgica
A Pastoral Litúrgica no Brasil é organizada em três setores: o setor da celebração propriamente dito (mais conhecido como pastoral litúrgica), o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra. À essa pastoral cabe ainda os cuidados com a preparação, realização e avaliação das celebrações, com a formação do povo e dos ministros e também com a organização da vida litúrgica nos vários níveis eclesiais.
-> Encontros: mensais.

Pastoral do Dízimo
A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente. O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua gratidão a Deus por tudo o que tem e obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja. A pastoral conta com uma secretária e com os mensageiros, que distribuem os envelopes aos dizimistas, No segundo domingo do mês ocorre a missa do dízimo na Catedral e nas comunidades. A cada dois meses, é realizado o almoço dos dizimistas no Salão Paroquial, com inscrição prévia.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também