Vinde Espírito Criador!


Vinde Espírito Criador!

Texto: Pe. João Vítor Freitas dos Santos

Aprendemos desde criança a oração do “Vinde Espírito Santo” e a rezamos diversas vezes, mas nem sempre percebemos a riqueza da realidade espiritual que ela contém ou o que deveria significar em nossas vidas tais palavras. Pede a oração: “Vinde Espírito Santo [...] Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Para entender este pedido devemos recordar os primeiros dois versículos do livro do Gênesis: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra era sem forma e vazia, e sobre o abismo havia trevas, e o espírito de Deus pairava sobre as águas”. Lá estava o Espírito de Deus, na criação, transformando o abismo e as trevas, ou seja, o caos, em ordem e harmonia.

Se o Espírito Santo é aquele que dá forma à criação, depois que esta foi corrompida pelo pecado, é também Ele que pode renovar a face desta terra tão machucada e realizar uma nova criação! Não começando de novo, como se apagasse com uma borracha, mas renovando, transformando a criação, nos fazendo novas criaturas. Deus quer renovar nosso universo, a complexidade do nosso ser, transformando em harmonia pela graça o que está no caos pelo pecado. Sobre isso nos fala a experiência de um monge cartuxo que viveu na Idade Média, mas seu testemunho continua atualíssimo:

“Sinto, Senhor, que a terra do meu espírito é ainda inconsistente e vazia, que as trevas cobrem a experiência do abismo... Ela está com efeito na confusão como em uma espécie de caos espantoso e obscuro, ignorando tanto o seu fim como a sua origem e o modo de sua natureza... Assim está minha alma. Deus meu, assim está minha alma. Terra deserta e vazia, invisível e informe, e as trevas cobrem a superfície do abismo... Mas o abismo do meu espírito te invoca, Senhor, para que Tu cries, também de mim, novos céus e nova terra”. (Guigo II, Meditaçoes V) Que oração! Que profunda experiência do Espírito Santo este homem teve! Somente reconhecendo o seu caos, pode abrir espaço à ação do Espírito Criador.

É isto que precisamos sentir quando pedimos: Vinde Espírito Santo! Precisamos reconhecer o abismo em que nos encontramos e clamar: Renova-me! Recria-me! Por fim, meditemos e rezemos com a primeira parte de um antigo hino da Igreja, composto no século IX chamado Veni Creator: “Ó Espírito que suscitas o criado, penetra os teus fiéis em profundidade, derrama a plenitude da graça nos corações que para ti criaste”.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também