Tríduo Pascal terá via-sacra virtual

Atividade está sendo preparada por casais e será aberta a toda comunidade


Tríduo Pascal terá via-sacra virtual

Estamos vivendo a semana que é o ápice da fé cristão, a Semana Santa. E mesmo diante das restrições e de toda dor causada pela pandemia, é preciso renovar nosso espírito cristão e acreditarmos que o Deus que se fez homem entre nós nunca nos abandona. Para animar esse espírito, a Paróquia Catedral São João Batista está preparando uma programação especial que poderá ser acompanhada por toda a comunidade mesmo à distância. O chamado Tríduo Pascal inicia na Quinta-Feira Santa, com celebrações presenciais e virtuais, tem seu ponto alto na Sexta-Feira Santa com uma procissão diferente, e encerra no Sábado Santo com novas celebrações.


Na Quinta-Feira Santa, haverá celebrações nas comunidades Navegantes e São José do Maratá, às 19h. No entanto, haverá restrições de público e a presença de fiéis deve ser confirmada com líderes das localidades. Na Catedral, a celebração também é às 19h, limitando o público em 30 pessoas, com reservas que deverão feitas junto a Secretaria Paroquial, e transmissão ao vivo pela Página da Paróquia no Facebook e no You Tube.


Já na Sexta-Feira Santa, as celebrações serão às 15 horas, nas mesmas localidades, com transmissão ao vivo da Catedral. Mais tarde, às 19 horas, será realizada a procissão de via sacra. Como as restrições não permitem aglomerações, um grupo de jovens casais está preparando uma procissão virtual. Todos os fiéis poderão acompanhar diretamente de suas casas através de Página da Paróquia no Facebook. “É um momento muito especial e, desde as Igrejas domésticas, as famílias podem preparar um pequeno altar para viver em comunidade a Paixão de Cristo”, destaca o padre Diego Knecht.


Estações visitarão diversas famílias


A procissão que lembra a Paixão de Cristo é uma tradição na Paróquia, mas, devido a pandemia, no ano passado não pode ser realizada. Mas esse ano, um grupo de casais se mobilizou para não deixar passar mais um ano sem essa mística tão especial. Assim, organizaram uma procissão virtual. A ideia é que as 14 estações que vão desde a condenação de Jesus até quando é posto no sepulcro sejam reconstituídas por cada um dos cinco casais envolvidos.


A dinâmica será a seguinte: através do formato de live, o padre Diego iniciará as orações a partir da Catedral, contando com equipe de músicos. A cada estação, um casal entra de sua casa, da sua igreja doméstica, e recorda em detalhes o que se deu nessa estação. Depois, convida todos os espectadores a se unirem em oração e a seguir para a próxima estação, assim sucessivamente ao longo das 14. Ao final, inicia-se a vigília silenciosa em que cada um pode se recolher com sua família para esse momento de muita oração e introspecção.

Ainda na Sexta-feira Santa ás 20h, nas redes sociais da catedral, Tv MonHD e Prefeitura de Montenegro, será exibido em formato de live uma encenação da Via Sacra produzido pelo grupo de teatro Renascença de Montenegro. 


Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa


No Sábado de Aleluia, voltam as celebrações nas comunidades de Navegantes, São José do Maratá e na Catedral, com transmissão pelo Facebook e You Tube. Todas sempre às 19 horas. Ainda no Sábado, serão celebradas missas de Páscoa nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santo Alberto Magno e Santos Reis, todas às 17 horas.


No Domingo de Páscoa, haverá missas nos horários habituais na Catedral, com transmissão ao vivo pela redes sociais e Rádio América AM às 9h. As demais comunidades em que já se previa missas nesse domingo, receberão a celebração pascal.

A noite do domingo, dia 4 de abril, terá outra estreia em formato de live. Será o primeiro Concerto de Pascoa realizado em parceria entre a Paróquia São João Batista, tv MonHd, Sesc Montenegro e Prefeitura de Montenegro. O evento também será transmitido pelas redes sociais dos parceiros do projeto.


Confira da lista das comunidades com missa no domingo:


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também