Tempo de retomada: catequese de 1ª Eucaristia e Girassol são oportunidades aos pequenos


Tempo de retomada: catequese de 1ª Eucaristia e Girassol são oportunidades aos pequenos

Oração e reflexão, mas com muita festa e diversão | Foto: arquivo movimento Girassol

Embora ainda estejamos em pandemia, o arrefecimento dos índices de contaminação pela Covid-19 tem nos permitido a retomada de nossas rotinas de trabalho, escola e até mesmo de lazer. Mesmo transformados pelos tempos pandêmicos, temos sido chamados a, como diz o Papa Francisco, reanimar nossa fé. E nada melhor para animar a fé do que apostar nas crianças, na sua caminha na vida cristã. Nesse sentido, nossa Paróquia Catedral São João Batista vive dois momentos muito significativos, de chamados aos pequenos e suas famílias: a retomada do movimento Girassol e as inscrições para catequese de 1ª Eucaristia.


Girassol


As crianças menores, de seis a dez anos, podem iniciar sua caminhada na vida cristã ainda antes da 1ª Eucaristia. Aliás, esse é o propósito do Movimento Girassol, que retoma seus encontros presenciais no próximo dia sábado, 19/03, a partir das 15h, no Salão Paroquial. “Estamos ansiosos pra rever nossas sementinhas de Jesus e acolher as novas que brotarem”, antecipa a tia Raquel Cristina da Silveira, que coordena o movimento aqui na Paróquia. Ela também conta que são dois anos de saudades dessas atividades. “Sabemos o quanto essa vivência no movimento auxilia na formação dos valores segundo o Evangelho nos orienta, tão importantes para nossas vidas. Valores que nos dias de hoje estão fazendo muita falta para uma sociedade mais justa e solidária”, diz.



Turminha em atividade no Salão Paroquial | Foto: arquivo Movimento Girassol


No entanto, não pense que o Girassol é como uma aula. Na verdade, é muito mais parecido com uma festa que mistura música, danças, trabalhos artísticos e até teatro. Normalmente, é realizado um retiro, mas como atualmente isso ainda não é possível, a tia Raquel conta que tem novidades. “Vamos receber as crianças e suas famílias que assim quiserem participar em todos os sábados em que ocorrerão nossos encontros. Isso vai, com certeza, favorecer a chegada de novas crianças e familiares para o grupo”, explica. Na prática, além do encontro desse sábado, estão programados outros nove, um por mês, até o fim do ano. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial ou mesmo no sábado, pouco antes do encontro.



Os teatrinhos são uma das marcas do Girassol | Foto: arquivo Movimento Girassol


1ª Eucaristia


E quem já tem dez anos ou mais pode dar mais um passo nessa caminhada da vida cristã. Estão abertas as inscrições para novas turmas para catequese de 1ª Eucaristia para crianças nascidas em 2012 ou anos anteriores. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, sempre na Secretaria Paroquial. Basta levar carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança e a lembrança de Batismo (documento que é entregue). É cobrada uma taxa de R$ 20. “Mas, caso tenha algum problema, pode nos procurar que conversamos”, explica o padre Diego Knecht.


A catequese é realizada em duas etapas, uma ao longo desse ano de 2022 e outra em 2023. Ao fim, é realizada a missa solene onde as crianças recebem a 1ª Eucaristia. Haverá turmas em diversas capelas de nossa Paroquia e em diversos horários na Catedral. No entanto, é importante que as famílias confiram a disponibilizada junto a Secretaria, pois muitas turmas já estão sendo fechadas. Além das aulas semanais, serão realizadas uma série de atividades de preparação. “Vamos assim, aos poucos, retomando a vida em comunidade, vivendo nossa fé em comunidade. Nesse momento, é fundamental as famílias incentivarem essa participação também das crianças”, pontua o padre Diego.


SERVIÇO:






Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também