Seminário Propedêutico de Montenegro será reaberto esta semana

Casa de formação receberá cinco jovens que estão em fase de discernimento


Seminário Propedêutico de Montenegro será reaberto esta semana

O ano era 2013. A casa situada na rua Apolinário de Moraes, 1333, em Montenegro, com entrada ao lado do portão da antiga hidráulica, se constituía como mais um local de formação da Diocese de Montenegro, tornando-se o Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo. Sob a reitoria do padre Eduardo Haas, a casa abriu as portas para acolher jovens que despertam o interesse pela vocação presbiteral. No entanto, depois de alguns anos funcionando, desde 2019 estava fechada. Agora em 2025, o Propedêutico reabre para acolher cinco novos jovens que seguirão sua formação com acompanhamento do padre Isaías Colling, que assume como reitor. Para marcar essa reabertura uma missa, aberta a todo o povo da Diocese, será celebrada no próprio Seminário dia 26/02, próxima quarta-feira, às 19h30min. E nesta terça, 25/02, na missa das 18h30 na Catedral, o padre Isaías será apresentado como vigário auxiliar na Paróquia Catedral São João Batista.


Já nos primeiros dias de 2025, o padre Isaías passou a viver no seminário. Ainda sozinho, buscava organizar tudo, desde a contratação de funcionários e elaboração do plano formativo para a gurizada. “Como não sou de Montenegro, conto com o apoio de muitos padres daqui, especialmente o padre João Vitor Freitas dos Santos. Temos ainda muito trabalho”, destacou Isaías ainda nos primeiros dias de fevereiro. Padre João Vitor, que segue atuando como pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Timbaúva em Montenegro, terá uma outra função importante junto aos seminaristas: será o diretor espiritual deles.


Seminário também acolhe muitas celebrações diocesanas


João Vitor assume essa função e lembra que viveu seu ano propedêutico ainda um ano antes da abertura do Seminário São Paulo Apóstolo. Para ele, os seminaristas viverem esta experiência dentro da sua Diocese é algo muito bom. O padre Isaías concorda, mas também vê a missão como desafiadora. “Nunca fui formador, mas assumi o chamado de nosso bispo Dom Carlos e estamos nos preparando para este desafio”, destaca. Além dos padre Isaías e Eduardo Haas, hoje pároco na paróquia Cristo Redentor em Tupandi, já foram reitores da casa os padres Ludinei Marcos Vian, hoje pároco na paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Bom Princípio; Pedro Nicolau Schneider, hoje Vigário Geral da Diocese; e José Augusto Schneider, atual pároco na paróquia São Cristóvão, em Estrela.


Mais de 35 jovens já passaram pelo Propedêutico de Montenegro


O Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo já acolheu sete turmas de seminaristas desde sua abertura em 2013. Ao todo, foram 37 jovens que passaram por ali entre 2013 e 2019. No entanto, em 2019, a casa foi fechada porque não se atingia o número mínimo de seminaristas. Por decisão do conselho de formadores da Diocese, neste período, jovens da fase propedêutica eram encaminhados para o seminário da Diocese de Caxias do Sul. Depois, se decidissem seguir na formação, passam a viver no Seminário Maior São João Batista, da Diocese de Montenegro, que fica em Viamão.

Vivendo nesta casa e cursando Teologia na PUC, os seminaristas Ramon Silveira dos Santos e Willian Lamperti de Souza são da última turma antes do fechamento temporário do Propedêutico. Ramon lembra que o propósito do “ano propedêutico” foi conhecer a Diocese, desde paróquias a grupos e pastorais. “Fui um ano muito marcado pelo convívio fora do seminário, em outras paróquias. Mas, também foi muito marcado pela integração das pessoas da comunidade dentro do próprio Seminário”, recorda. Willian também recorda que foi nessa fase de sua formação que se sentiu parte da “família diocesana”. “Afinal, conheci todas as paróquias, e diversas comunidades. Sentindo o carinho de todas elas, senti muito mais vontade de ser padre para esta Igreja Diocesana”, pontua.

Na formação dos jovens que despertam para a vocação ao sacerdócio há alguns caminhos até a decisão final. O primeiro deles é ingressar num seminário menor, quando os jovens ainda cursam o Ensino Médio e começam a viver a formação nesta casa. Na Diocese de Montenegro, o seminário menor é o São João Maria Vianney, que fica em Bom Princípio. Lá, nessa fase, estão 14 jovens. Ao concluírem seus estudos e desejarem seguir sua formação, eles passam por um ano de discernimento. Isso ocorre no Seminário Propedêutico, pois é um ano sem estudos formais, mas que vivenciam a experiência de viver em comunidade e atuar em pastorais junto às paróquias. Há, ainda, a possibilidade de jovens que não tenham passado pelo Seminário Menor ingressarem no caminho formativo nessa fase. “Eles podem ter tanto concluído o Ensino Médio como até já terem uma faculdade, como é o caso de muitos jovens desde ano. O importante é ter o desejo de amadurecer sua vocação”, explica o padre Isaías Colling.


Os belos jardins do Seminário inspiram momentos de oração em comunidade

Depois de um ano no Propedêutico, dividindo seu tempo entre estudos dirigidos, acompanhamento espiritual e psicológico, vida em comunidade e atividades pastorais, os jovens podem seguir à próxima fase, que são os estudos em Filosofia, quando passam a viver no Seminário de Viamão. Depois de concluída a Faculdade de Filosofia, o jovem ainda cursa Teologia. Hoje, são cinco os seminaristas que vivem em Viamão, entre os estudos de Filosofia e Teologia.

Para seguir em cada uma destas fases, o seminarista tem avaliações pessoais e do grupo de formadores. Chegando ao fim desta jornada e ainda tendo cumprido estágios pastorais é ordenado diácono e, depois, sacerdote.


Quem são os jovens desde ano no Propedêutico

O grupo que inicia sua fase propedêutica em 2025 tem a particularidade de não ter passado pelo Seminário Menor em Bom Princípio. São jovens que seguiram outros caminhos e, numa fase mais madura, despertaram para a vocação sacerdotal. Abaixo, vemos a foto do grupo num momento de integração, quando subiram o Morro São João em Montenegro agora no início do ano. Ao fundo estão os padres João Vitor e Isaías e mais na frente a turma completa: Filipe de Triunfo, Rafael de Estrela, Lucas de Montenegro, Miguel de Portão e Artur de Picada Café.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também