O dia de Corpus Christi, que neste ano ocorre na próxima quinta-feira, dia 30/05, é quando toda a Igreja se reúne para celebração do Cristo Eucarístico e, também, demonstrar toda sua unidade. Mas, a data é tradicionalmente lembrada pelos tapetes que são preparados para decorar as ruas do centro de Montenegro. Pela tradição, somente o bispo ou um padre trazendo o corpo de Cristo numa partícula de hóstia podem caminhar sobre os tapetes.
No entanto, neste 2024 em que todo o Rio Grande do Sul sofre em decorrência dos desastres causados pelas enchentes, as celebrações da Paróquia Catedral São João Batista não terão os tradicionais tapetes. Não se trata de sinal de luto ou contrição, mas uma mudança de enfoque. “A confecção dos tapetes sempre mobilizava toda a comunidade já dias antes e no dia de Corpus Christi as pessoas amanheciam preparando os tapetes. Queremos usar desta mesma união com outro enfoque”, antecipa o padre Diego Knecht.
Assim, ao invés de trabalhar na confecção dos tapetes, o convite é que a comunidade realize um gesto concreto e traga doações de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza a serem doados para as vítimas das enchentes em Montenegro. Os donativos devem ser entregues na missa do dia 30/05, que ocorrerá às 9h. “Teremos a missa, onde celebraremos o Cristo Eucarístico e depois, se tempo permitir, sairemos em procissão pelo centro da cidade como sempre fazemos”, completa o padre Diego.
O que significa a celebração de Corpus Christi?
“Corpus Christi”, em latim, significa “corpo de Cristo”. É uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição. A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes, por se tratar de uma homenagem à comunhão que se dá na Eucaristia, ou seja, ao ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a hóstia (pão ázimo), como corpo de Jesus.
Em anos anteriores, já foi feita doação de alimentos
A celebração de Corpus Christi tem origem na Idade Média e começou a ser comemorada em 1246, quando o bispo de Liège, Robert de Torote, ordenou a celebração festiva na sua diocese. A data foi instituída em 1264 pelo papa Urbano IV, que publicou uma bula papal chamada de "Transiturus".
Corpus Christi relembra o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia. A data é celebrada 60 dias após a Páscoa, logo depois do Domingo da Festa da Santíssima Trindade.
Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165
Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817
E-mail: [email protected]