SEM DIGNIDADE HUMANA NAS FRONTEIRAS


SEM DIGNIDADE HUMANA NAS FRONTEIRAS

Fonte da Imagem: https://www.jornaltornado.pt/a-dignidade-humana-alem-fronteiras/ 23/10/2020

Este é um subtítulo do primeiro capítulo da Encíclica Fratelli Tutti (“Irmãos todos”) do Papa Francisco, que nos alerta sobre as “sombras de um mundo fechado”. Dentre vários temas abordados neste capítulo está a questão das migrações que, segundo o Papa, “[...] constituirão uma pedra angular no futuro do mundo”, pois cada vez mais as pessoas têm migrado por motivos de guerras, perseguições ou catástrofes naturais. E, por outro lado, cresce no mundo uma mentalidade xenofóbica, que é uma desconfiança, medo ou antipatia contra “aqueles que vem de fora” ou como escutamos: “não são dos nossos”. Estes sentimentos são muitas vezes “alimentados” com finalidade política em uma tentativa de afirmação da identidade nacional. Quando mais cresce o nacionalismo, mais perdemos a noção de humanidade.

 

O mundo está num processo de fechamento; alguns, mais pessimistas, dizem que a globalização está com os dias contados. Tudo isso foi agravado com a pandemia. E quando o fechamento impera e não acontece o intercâmbio cultural, tudo empobrece. Aumentam também as desigualdades e a impossibilidade de acolhimento dos imigrantes. Vemos isso acontecer na Europa, mas também notamos estas atitudes xenofóbicas entre nós, já que a nossa região (onde está inserida nossa Diocese de Montenegro) recebeu recentemente imigrantes haitianos. Como estas famílias são acolhidas em nossa sociedade? A liturgia deste final Domingo nos faz pensar sobre isso.

 

A Leitura do Êxodo (22, 20-26) inicia assim: “Assim diz o Senhor: Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito”. Com isso a palavra de Deus nos chama a uma fraternidade universal, que também é o desejo do Papa Francisco com esta nova Encíclica.  O Povo de Deus foi estrangeiro e, pela fé, sabemos que somos estrangeiros neste mundo a caminho da pátria definitiva: o céu. Não somos estranhos, mas irmãos. Não tenhamos medo de colocar em prática o mandamento do Senhor no Evangelho: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39), criando uma verdadeira cultura do encontro e da acolhida. O testemunho da nossa fé nestes tempos passa pela defesa da “dignidade inalienável de toda a pessoa humana, independentemente da sua origem, cor ou religião, e lei suprema do amor fraterno” (Fratelli Tutti).

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também