Revitalização: em nova fase, troca dos bancos começa a ser concretizada


Revitalização: em nova fase, troca dos bancos começa a ser concretizada

Comunidade participará da escolha dos modelos dos bancos

Quem circula pelos fundos da Catedral São João Batista já deve ter se perguntado: O que são aqueles ‘pedaços’ de bancos ali? Essa mobilha, que parece amontoada no espaço que por anos abrigou a pia batismal, na verdade, é um mostruário. São três modelos que bancos, dos quais um deve ser escolhido para substituir os antigos, marcando 21ª etapa da revitalização da Catedral. Segundo o padre Diego Knecht, a ideia é dividir com a comunidade a escolha. Por isso, uma urna foi colocada no local. “As pessoas podem analisar, sentar, experimentar e depois votar no modelo que mais lhe agrada. Pode votar quantas vezes quiser, mobilizar a família e amigos”, explica o pároco.

 

Segundo o padre Diego, devem ser investidos entre 200 e 250 mil Reais na troca, o que representa a substituição dos 140 bancos da Catedral. A expectativa é de que toda mobília nova esteja em uso ao longo de 2020. Os antigos bancos serão doados para as capelas. “Muitas já solicitaram, uma delas é a da comunidade de Muda Boi. Mas outras também podem pedir. Na medida do possível, tentaremos atender”, explica. Diego ainda lembra que, embora pareça praticamente finalizada, a revitalização ainda tem outras quatro etapas. Por isso, é importante que a comunidade continue participando com doações ou mesmo em promoções como o do galeto realizado no domingo dia 1º de dezembro. No site da Paróquia Catedral São João Batista há uma seção com detalhes para contribuições, que podem ser feitas de muitas formas. Acesse aqui para saber mais.

 

Depois de finalizada a troca dos bancos, ainda será necessário custear o projeto e implementação do Projeto de Prevenção de Incêndio, o PPCI. As demais etapas compreendem a climatização de todo ambiente, preparação de salas para atendimento, instalação de um órgão de tubos e readequação de todo o sistema elétrico. A última grande etapa concluída foi a troca do piso, em março desse ano. Foram investidos 240 mil Reais, parte desse valor ainda precisa ser quitado.

 

As obras iniciaram em 2009, projeto do arquiteto e artista sacro Cristiano Fabris. A revitalização está pensada em etapas, ao todo 25, das quais 20 já foram concluídas. O investimento até o momento é de cerca de 2 milhões de Reais, recursos esses oriundos das contribuições da comunidade e também da Diocese.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também