Renovação dos bancos abre nova fase de revitalização da Catedral


Renovação dos bancos abre nova fase de revitalização da Catedral

Com 80% do projeto de revitalização da Catedral São João Batista concluído, inicia-se agora uma nova fase que compreende a substituição dos atuais bancos por novos. Essa é uma das últimas etapas que visa renovar por completo a antiga Igreja Matriz da Paróquia São João Batista de Montenegro, agora transformada em Catedral da Diocese de Montenegro. Como nas etapas anteriores, o objetivo é mobilizar a comunidade para angariar fundos para o empreendimento.



Bancos sofrem com ação do tempo (Foto: Divulgação)


Por isso, foi lançada a campanha “Renovação dos Bancos da Catedral”. A ideia é que toda a comunidade possa participar, doando qualquer valor. “A ideia é mais uma vez trabalharmos o sentimento de comunidade. A Igreja somos cada um de nós que participamos da vida paroquial, por isso é importante que nos unamos para mais esse esforço”, observa o padre Diego Knecht, pároco da Catedral. “Desde primeira capelinha de tábuas erguida, a comunidade esteve sempre muito presente, participando da construção e ajudando como podia”, completa.


O projeto prevê a substituição de 140 bancos, totalizando um investimento de 363 mil e 300 Reais. Dividimos em 3 etapas, neste primeiro momento faremos a substituição de 50 bancos. Conforme for o engajamento dos fiéis, iremos dar continuidade para trocarmos mais 50, até completar os 140 bancos previstos. “A campanha lançada consiste em arrumar 140 doadores de um banco no valor de R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais). As pessoas podem se reunir em grupos, empresas ou outros coletivos para doar o valor de um banco. Mas doações com qualquer valor são muito bem-vindas, dentro das possibilidades de cada um”, explica padre Diego.


Modelo dos novos banco (Foto: Divulgação)


As doações podem ser feitas por:


1.  Doação do valor na secretaria paroquial;

2. Carnês/ boletos em 5x, 10x ou 12x, solicitação na Secretaria Paroquial; 

3. Transferência ou depósito bancário no Banco Sicredi, Agência 0119, conta 78366-8, favorecido Mitra da Diocese de Montenegro – Par. São João Batista, CNJ 10.378.745/0002-23;

4.  PIX, banco Sicredi, chave PIX 10.378.745/0002-23.

5. Através de coletas, dizimo, eventos realizados ao longo do ano em prol desta campanha.



Vista da parte traseira dos novos bancos (Foto: divulgação)


Bancos atuais são de 1965


Quem costumar visitar a Catedral já percebeu que os bancos estão bastante avariados pela ação de cupins. Ao longo dos anos, foram feitas diversas intervenções e tratamentos na madeira para acabar com as infestações, mas, ainda assim, a ação do tempo tem sido implacável. Essa mobília foi completamente renovada em 1965, também com a ajuda da comunidade. Em alguns bancos, ainda é possível se ver as plaquinhas, um antigo hábito de homenagear os doadores. “Esse é um costume antigo. Queremos valorizar e homenagear os benfeitores de agora, mas de outra forma. A ideia é reforçar o laço de comunidade e o esforço de cada um”, antecipa o padre Diego.



Degradação dos bancos pode representar riscos (Foto: Divulgação)


A troca dos bancos da Catedral já deveria ter iniciado em 2019, mas foi adiada. Com a chegada da pandemia e todas as suas consequências sociais e econômica, em 2020 um novo adiamento se fez inevitável. Porém, como enfatiza o padre Diego, a troca dos bancos agora é uma questão de segurança. “A última intervenção feita nos bancos foi quando o padre Nicolau era pároco. Foi feito um reforço nos piores, mas é um último recurso. Agora, não tem mais como reforçar ou restaurar”, explica.


Os novos bancos, além de representarem segurança, são muito mais confortáveis e anatômicos. Um ângulo nos assentos assegura uma melhor acomodação e ainda haverá compartimentos para apoiar pequenos objetos como carteiras, chaves, livros de cantos e pequenas bolsas. Feitos em madeira de lei, já vem de fábrica com um tratamento que prolonga a vida útil, reduz a manutenção ao longo dos anos e afasta pragas.



Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também