Procissão de Corpus Christi será diferente esse ano


Procissão de Corpus Christi será diferente esse ano

Foto: Tamires Maria

Há anos, os paroquianos da Catedral São João Batista madrugam no dia de Corpus Christi para preparar os tradicionais tapetes decorados, por onde passa o Deus Eucarístico. Na verdade, muitos começam essa preparação muito antes, tingindo serragem, recolhendo sucata, usando a criatividade para pensar na confecção dos tapetes. É uma agitação que toma conta de movimentos, grupos e pastorais. Mas, esse ano, devido aos protocolos de distanciamento adotados como forma de frear a pandemia de Covid-19, não teremos essa bela mobilização na Paróquia. No entanto, não ter essa agitação não significa que não haverá procissão e passagem do Santíssimo pelas ruas da cidade.

O padre Diego Knecht, pároco da Catedral São João Batista, explica que, mesmo com as medidas de distanciamento, a intenção é manter a comunidade unidade em celebração. “Por isso, vamos celebrar a missa e, depois, sairemos em duas procissões motorizadas pela cidade”, adianta. Na quinta-feira, dia 11 de junho, as 9h, o bispo da Diocese de Montenegro, dom Carlos Rômulo celebra a missa de Corpus Christi na Catedral, com a presença dos padres da paróquia. É possível participar da missa presencialmente, mas com os devidos cuidados (mantendo distanciamento de dois metros das pessoas, usando máscaras e respeitando o limite máximo de 25% da capacidade da catedral), e também através da transmissão ao vivo pelo Facebook da Paróquia e Pelo Youtube (https://www.youtube.com/channel/UChyJQxx7aH9vUEKEMUnm1-g). Após a missa, o vídeo também ficará disponível para quem quiser acessar mais tarde. Essa celebração, também compõe a programação de pre-novena de São João Batista, dentro das festividades do padroeiro.

Logo depois da missa, duas procissões motorizadas saem com o Santíssimo pelas ruas da cidade. “Nós passaremos por todas as capelas de nossa Paróquia. O convite é para que as comunidades se organizem e acompanhem de suas casas a passagem do ostensório. Vamos resgatar o hábito muito antigo, de as pessoas decorem suas casas e saudarem o Senhor Eucarístico passando praticamente em suas portas”, explica padre Diego. Um grupo sairá da Catedral por volta das 10 horas, seguirá pela rua Coronel Antônio Inácio e segue em direção a Santo Antônio e Pinheiros, num itinerário que vai até o Morro do Cedro, voltando por comunidades do interior (confira o trajeto abaixo)


O segundo sai junto do primeiro na Catedral, mas vai atravessar as ruas do centro da cidade, tendo como destino as comunidades Espírito Santo, Navegantes, indo até comunidade Bom Pastor, sempre visitando capelas e vizinhanças em todo o percurso (veja o itinerário)



Mobilize sua comunidade


O padre Diego ainda faz mais um convite aos paroquianos: “as comunidades podem se mobilizar e até fazer uma decoração especial pertinho das capelas”. Mas, a intenção é que não se use serragem ou outros materiais que envolvam grande preparo. “Quem sabe fazemos uma decoração com roupas e alimentos que possam ser destinados aos necessitados nesses tempos de crise gerada pela pandemia”, provoca. Na Catedral, haverá uma pequena caminhada em procissão na entrada da Igreja, onde o Santíssimo percorrerá um chão decorado com roupas e alimentos que foram doados à Cáritas nas últimas campanhas.

E, se chover? 

Em caso de chuva as procissões estarão suspensas. 


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também