Com a chegada do mês de junho, a comunidade da Paróquia Catedral São João Batista inicia as preparações para a festa de seu padroeiro. Mas, mais do que preparação das festas e celebrações em si, o momento é de ir preparado o terreno, preparando o coração, bem como fez João Batista ao preparar o caminho para o Filho de Deus. Assim, com esse espírito de fraternidade e preparação, a programação será intensa na Paróquia muito antes do dia 24 de junho, dia de São João. As atividades começam com a pré-novena já agora no início do mês, seguem com a novena e termina só no dia 25 com o tradicional almoço da comunidade.
A pré-novena é aquele período em que as 13 comunidades das capelas que compõe a Paróquia se reúnem em oração e recebem a imagem itinerante de São João Batista. O primeiro encontro será no sábado, 3 de junho, com missas de pré-novena em cinco comunidades. Começa às 15h30 na Capela Nossa Senhora do Rosário, no bairro Rui Barbosa, se segue pela comunidade de Pinheiros, com missa às 16h, Nossa Senhora dos Navegantes, no Porto Pereira, com missa às 17h30min, e segue noite à dentro. Haverá duas missas às 19h, uma na Capela Santo Antônio, no bairro com mesmo nome, e outra na Comunidade Imaculado Coração de Maria, no Morro do Cedro, em São José do Sul.
São João Batista é poderoso, mas para ter a imagem itinerante do santo em todas as celebrações será necessário contarmos com uma imagem alternativa, como conta o padre Diego Knecht, nosso pároco. “É tradição fazer a nossa imagem menor de João Batista, o Joãozinho, como é chamado, passar por todas as comunidades. Mas, como esse ano priorizamos por encontros nos finais de semana, o Joãozinho vai ter que contar com a ajuda de outra imagem”, brinca o padre.
Joãzinho, a imagem itinerante de João Batista que circula pelas capelas
Assim, as missas de pré-novena seguem domingo, dia 4 de junho, mas com uma parada ao longo da semana. Depois, retomam no final de semana dos dias 10 e 11 de junho nas demais comunidades. Confira o cronograma completo da pré-novena.
Sábado – 03/06
15h30- Comunidade Na. Sra. Do Rosário, no bairro Rui Barbosa
16h - Comunidade Pinheiros, em Pinheiros
17h30 - Comunidade Na. Sra. Dos Navegantes, no Porto Pereira
19h – Comunidade Santo Antônio, bairro Santo Antônio
19h- Comunidade Imaculado Coração de Maria, no Morro do Cedro, em São José do Sul
Domingo – 04/06
08h30 - Comunidade Bom Pastor, bairro Panorama
10h - Comunidade Na. Sra. Das Graças, bairro São João
Sábado – 10/06
15h30 - Comunidade Espírito Santo, no bairro Ferroviário
17h30 - Comunidade Na. Sra. Aparecida, no bairro Faxinal
19h – Comunidade Santo Alberto Magno, em Alfama
19h – Comunidade São José, em São José do Maratá
Domingo – 11/06
08h30 - Comunidade Santos Reis, em Santos Reis
10h – Comunidade Na. Sra. Do Perpétuo Socorro, no bairro Centenário
Corpus Christi
Muitos já estão acostumados ao fato de as celebrações de Corpus Christi estarem dentro da programação da novena ou mesmo da pré-novena de São João Batista. Mas, esse ano será diferente. Corpus Christi será dia 8 de junho, uma quinta-feira, feriado em Montenegro. Como a pré-novena nas comunidades das Capelas está ocorrendo nos finais de semana, em nada coincidirá com a tradicional celebração que movimenta toda a Paróquia desde para a confecção dos tapetes até a celebração da santa Missa e da procissão. “Na verdade, além das festividades do padroeiro, temos mais uma oportunidade de vivermos nossa fé em comunidade. Por sinal, a celebração de Corpus Christi é também reconhecida por marcar a unidade da Igreja. É quando todas as capelas e comunidades dos bairros e do interior, bem como todas as pastorais e movimentos da paróquia, vem para celebrar o Cristo Eucarístico”, observa Padre Diego.
Comunidade tradicionalmente se reúne bem cedo para preparar os tapetes
Assim, as equipes das capelas, movimentos e pastorais já estarão pelas ruas do centro de Montenegro a partir das 6 horas da manhã, preparando os tapetes. Depois, às 9 horas, ocorre a missa seguida da procissão com o Cristo Eucarístico saindo da Catedral pela rua Olavo Bilac, passando pela Ramiro Barcelos e pela Osvaldo Aranha, retornando para Catedral pela Cel. Antônio Inácio.
Procissão com o Cristo Eucarístico em 2022
Novena terá como tema juventudes e vocações
As festividades de São João Batista efetivamente serão abertas com a novena, que inicia em 15 de junho, uma quinta-feira. Nesse ano, alinhada com Igreja no Brasil, que agora em 2023 trabalha mais intensamente evangelização das juventudes e vocações, a novena terá como tema geral “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Cada dia, um pregador convidado abordará o tema desde uma perspectiva e sempre tendo como luz o Documento Final do Sínodo dos Bispos 2018. “Trabalhar o Documento Final, neste 3º Ano Vocacional Nacional, também nos coloca em alinhamento com esse espírito sinodal da Igreja que o próprio Papa Francisco vem animando”, observa o padre Diego Knecht.
Histórica imagem de São João Batista, que está sempre à esquerda do altar,
nessa época das festividades vai para a entrada da Catedral
Passada a novena, no dia 24 de junho, sábado, dia de São João Batista, feriado municipal em Montenegro, haverá missa festiva na Catedral às 17 horas. Depois, a comunidade sai em procissão luminosa até a Praça Rui Barbosa. Já no domingo, dia 25, as festividades são retomadas com a missa solene às 9 horas na Catedral. Depois, ao meio-dia, ocorre o tradicional almoço no Salão Paroquial. Os cartões para almoço já estão à venda, ao custo de R$45,00, com os festeiros e na Secretaria Paroquial.
Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165
Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817
E-mail: [email protected]