Paróquia tem atividades da Semana de Oração pela Unidade Cristã

Live e drive thru solidário marcarão as ações


Paróquia tem atividades da Semana de Oração pela Unidade Cristã

Fragmento do Cartaz da Semana Nacional de 2021

A Semana de Oração pela Unidade Cristã é um dos maiores eventos globais que propõe o diálogo entre membros de igrejas cristãs. Realizado todos os anos, o objetivo é aprofundar laços entre igrejas e movimentos sociais que se identificam com essa cultura do encontro e da acolhida. Em 2021, a Semana Nacional ocorre de 16 a 23 de maio de 2021. Mas, na Paróquia Catedral São João Batista as atividades começam antes, com o intuito de preparar a comunidade para a comunhão global. A primeira delas será uma live dia 13, quinta-feira. Depois, dia 15, será a vez de uma ação concreta: um drive thru solidário para arrecadar donativos ao Lar Sagrada Família.

 

A live inicia às 20 horas, com transmissão pela Página da Catedral no Facebook. Nela, o Grupo Ecumênico de Montenegro, composto pelas igrejas Católica, Luterana e Episcopal Anglicana abordará a importância da união de cristãos desde a perspectiva do amor. Aliás, amor que tem centralidade na edição desse ano, inspirada na passagem do evangelista João “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9).



 

Já no sábado, dia 15, a Paróquia Catedral São João Batista convida seus fiéis para uma ação concreta: o drive thru solidário. A ação é destinada ao Lar Sagrada Família, e acontece das 14 às 16h. O Lar, administrado pelas irmãs camilianas, cuida dos idosos da comunidade e necessita de doações especialmente de leite e material de limpeza (água sanitária, detergente e desinfetante). Para participar, basta passar na frente do Lar, que fica rua Apolinário de Moraes, 1535.



 

A Semana de Oração

 

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

 

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

 

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

 

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21).

 

Conheça a oração da Semana de Oração pela Unidade Cristão de 2021

 

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,

Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.

Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

 

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

 

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido

 

Saiba mais

 

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual a Igreja Católica é membro pela representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anima a participação de todas as Dioceses e paróquias do Brasil.

 

Acesse mais informações através do site da CNBB e do Conic.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também