Paróquia São João Batista inicia novena para festa do padroeiro


Paróquia São João Batista inicia novena para festa do padroeiro

Depois de percorrer todas as comunidades, capelas do interior e dos bairros de Montenegro, com a imagem itinerante de São João Batista, o Joãozinho, em pré-novena, chegamos na semana em que inicia a Novena de São João Batista em nossa paróquia. Como o próprio nome sugere, serão nove encontros, sendo o primeiro já na próxima quarta-feira, dia 15. Nesse ano, toda a novena terá como tema “Igreja, Comunhão, Participação e Missão”, inspirando-se no Sínodo 2021-2023.


A celebrações do primeiro dia da novena inicia às 19h30min e terá como pregador convidado o padre Neimar Schuster. Ele abordará o tema “Igreja, sacramento da Trindade”. Haverá, ainda, benção dos terços. A cada dia de novena, haverá convidados especiais. Nessa quarta, serão os catequizandos de Primeira Eucaristia (2ª etapa), Zeladoras de Capelinhas e as Comunidades Nossa Senhora das Graças e Bom Pastor. 


A volta da procissão de Corpus Christi


Nesse ano, a novena de São João Batista ainda volta a ser animada pelas celebrações de Corpus Christi. Como tradicionalmente essa festa, considerada uma das mais importantes da Igreja Católica e que celebra o Deus Eucarístico, cai dentro da programação da novena do padroeiro, o segundo dia da novena será todo voltado para Corpus Christi. “Depois de dois anos de pandemia, retomamos a tradicional procissão sobre os tapetes decorados pelo centro da cidade”, completa o padre Diego Knecht, pároco da Catedral.



Celebração desse ano contará com missa e procissão sobre os tapetes decorados


Assim, nessa quinta-feira, dia 16 de junho, a missa será às 9 horas e terá como celebrante principal o bispo da Diocese de Montenegro Dom Carlos Rômulo. Após a missa, o ostensório com Jesus Eucarístico seguirá pelas ruas do centro da cidade. O ostensório, carregado por Dom Carlos, passará sobre os tradicionais tapetes decorados. Desde as primeiras horas da manhã, pastorais, movimentos, comunidades e grupos da paróquia estarão decorando os tapetes.


Veja a programação completa da Novena de São João Batista




Cáritas venderá lanches durante novena e realizará quermesse dia 24


E como esse é um ano de retomadas e festas, a Cáritas da Paróquia vai montar sua banquinha de venda de pastéis em todos os dias da novena. Além dos pasteis e outros lanches, serão vendidos refrigerantes. O objetivo é angariar mais recursos para serem empregados nas ações assistenciais. E não é só: para a tarde do dia 24, dia de São João Batista, a Cáritas já está organizado uma quermesse, bem ao estilo de antigamente, com muita comida típica e quentão. A festinha será no estacionamento da Catedral, ao lado no Centro de Pastoral, em frente à sala da Cáritas, a partir das 15h.


Almoço em comunidade


Ainda antes da quermesse do dia 24, ocorre o Almoço em celebração a São João Batista. “A ideia é reunir a comunidade para confraternizar, mas, quem quiser, também pode comprar os cartões do almoço para levar para casa”, explica o padre Diego. Quem quiser almoçar no Salão Paroquial, o cartão custa R$ 40. Será servido churrasco completo, com carnes, saladas e acompanhamentos. Já quem quiser levar, o custo é de R$ 30, que dá direito a galeto, salsichão, salada e aipim. Os cartões podem ser adquiridos com os festeiros, ao final das celebrações e encontros da novena e junto a Secretaria Paroquial.


O almoço começa a ser servido após a missa solene do padroeiro, que inicia às 10h da manhã do dia 24. Presidida por Dom Carlos, a missa também contará com a instituição de novos ministros da Eucaristia que deverão atuar em nossa comunidade. As festividades se enceram com a missa às 18h30min, também na sexta, dia 24. “É uma grande oportunidade para nossa comunidade toda se reunir, orar, celebrar e festejar”, finaliza Diego.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também