A noite do sábado, dia 24 de outubro, promete ser muito especial. A paróquia São João Batista, através de todos os grupos que atuam com jovens e a catequese de Crisma, está preparando um momento de oração muito especial para todos os jovens da comunidade. “A atividade é aberta aos jovens de todas as idades”, brinca o vigário paroquial da Catedral São João Batista e organizador do momento, padre João Vitor Freitas dos Santos. Um espaço muito especial também será reservado aos jovens que estão fazendo a preparação para receberam o sacramento do Crisma.
A meditação inicia às 19h, na Catedral, e será inspirada nas orações da Comunidade de Taizé. De cunho meditativo, as orações tem como base música contemplativa que reflete a natureza da meditação como forma de oração. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. “Não faremos exatamente como na Comunidade Taizé, mas será um momento de oração inspirado nesta que é uma das tantas formas de rezar”, explica o padre João Vitor.
O momento de oração também será transmitido pela página do Facebook da paróquia, devido aos limites de ocupação da Catedral e devido ao distanciamento social.
A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
Irmão Roger | Foto: Wikipédia
Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.
No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra".
Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165
Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817
E-mail: [email protected]