Missas em memória de finados ocorrem nas comunidades e na Catedral


Missas em memória de finados ocorrem nas comunidades e na Catedral

Imagem: Pixabay

É tradição entre os cristãos, desde o século II, dedicar um dia para fazer memória e rezar pelos falecidos da família e amigos. Com o passar do tempo, para a comunidade católica, esse dia passou a ser 2 de novembro, logo depois do Dia de Todos os Santos, 1º de novembro. Na próxima segunda-feira, as comunidades da Paróquia Catedral São João Batista também farão memória aos falecidos.


No entanto, devido às restrições em decorrência do distanciamento social, necessário para conter a propagação da Covid-19, algumas adaptações serão necessárias. Ao invés de missas nos cemitérios, haverá uma benção e as celebrações serão nas capelas das comunidade. Ainda será necessário a restrição de público, de acordo com o tamanho de cada capela. As coordenações das capelas estão organizando as missas e podem detalhar sobre a lotação máxima dos locais.


Todas as missas e bênçãos serão realizadas no próprio Dia de Finados, próxima segunda-feira, 2 de novembro.



Secretaria terá horário diferenciado

No próximo sábado, dia 31 de outubro, feriado municipal em Montenegro, a secretaria paroquial da catedral estará aberta das 8h até as 11h30. Já segunda-feira, dia 2 de novembro, Feriado de Finados, a secretaria estará fechada.


A história do Dia de Finados

Desde o século II, cristãos rezavam pelos falecidos e costumavam visitar túmulos dos mártires, como forma de fazer memória ao que se foram. Já no século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. Mas é desde o século XI que os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos no ano. No século XIII, esse dia passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também