“Joãozão” não participará das festividades do padroeiro

Tradicional imagem de São João Batista precisa ser restaurada em decorrência do ataque de cupins


“Joãozão” não participará das festividades do padroeiro

Já virou tradição: nas festividades do padroeiro, duas imagens de São João Batista ganham destaque. Uma menor, de cerca de 50 centímetros, que fica próxima ao presbitério da catedral – e que inclusive está lá – e outra maior, medindo 1,5 metro. Essas duas imagens, há alguns anos, passaram a ser chamadas carinhosamente pelos festeiros e pela comunidade como Joãozinho e Joãozão. O primeiro, por ser mais leve, era itinerante, andava por toda a cidade, chegava a ser carregada no colo pelo casal festeiro. E a segunda ficava exposta em momentos solenes na Catedral ou mesmo durante as festas mais especiais. Mas, esse ano a imagem maior, o Joãozão, não será exposta. Embora não seja nada relacionado a pandemia de Covid-19, podemos dizer que a imagem está ‘doente’.


O pároco da Catedral, padre Diego Knecht conta que a imagem foi ataca por cupins e, assim, a restauração que já se fazia necessária pela ação do tempo se tornou urgente. Airton Westhsauser, restaurador que está com a imagem fazendo os levantamentos para o trabalho, conta que os cupins foram implacáveis, deixando a imagem muito danificada. “Para recuperá-la será necessário realizar um tratamento com inseticida para eliminar os cupins”, explica Airton. Segundo ele, caso a intervenção não fosse feita logo, o estrago seria maior. “Caso a restauração não fosse realizada, a imagem seria dominada pelos cupins em pouco tempo e sua exposição seria inviável”, detalha.

Imagem foi atacada por cupins

Restauração precisa de ‘padrinho’


Essa imagem de São João Batista é muito antiga na Paróquia. É a mesma que, ainda antes de iniciado o processo de revitalização para transformar a igreja matriz em catedral, estava no altar, bem ao lado da imagem do Cristo crucificado – aliás, essa imagem do Cristo, também restaurada pela mesma equipe, está na Capela da Ressurreição, à direita de quem entra na Catedral, onde normalmente os padres fazem o atendimento da Pastoral da Escuta. Desde então, o Joãozão passou a ser uma presença ilustre em ocasiões especiais.

Toda em madeira, a imagem mede aproximadamente um metro e meio. Como se pode imaginar, o trabalho de restauro é técnico e extremamente especializado. Ainda antes de eliminar todos os cupins e proteger a madeira de novos ataques, é preciso realizar uma limpeza profunda. Segundo Airton, consiste numa “lixação e a remoção da pintura atual o que trará à tona a pintura original da imagem”. Isso é importante não só porque recupera as cores originais (ou muito próximo das originais) como também revelará a idade da imagem. “Essa é uma informação que não temos na Paróquia. Até agora, não achamos nenhum registro da idade dessa imagem”, diz padre Diego.

A última etapa do processo será a pintura, que buscará as tonalidades originais. “Caso a restauração não for realizada, a imagem seria dominada pelos cupins em pouco tempo e sua exposição seria inviável”, aponta Airton. Mas, o problema é que esse trabalho custa caro e por mais que o restaurador seja generoso em seus orçamentos, ainda existe toda a questão dos materiais a serem utilizados. “Por isso estamos buscando parceiros. A ideia é arrumar padrinhos para esse restauro”, destaca padre Diego. Interessados em contribuir com o projeto de restauração do Joãozão podem procurar a Secretaria Paroquial.

São João estava no altar da Catedral. Com passar dos anos, imagem se deteriorou


A história da primeira imagem


Em 1866, a Antiga Igreja Matriz ainda não estava de pé como Paróquia e uma pequena capelinha de tábuas no local recebeu a visita do bispo Sebastião Dias Laranjeira. Vindo especialmente da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Sebastião trouxe a primeira imagem de São João Batista para a comunidade. Essa pequena capela de tábuas foi erguida por volta de 1855, por desejo de Tristão Fagundes, proprietário das terras onde hoje se localiza a Catedral e que vai fazer a doação do terreno para a Cúria, à época ainda de Porto Alegre.

A pequena capela era ainda pertencente a igreja da freguesia de Triunfo. É ao seu redor que vai se desenvolver o número urbano do povoamento de São João do Montenegro, a vila como se chamava. Até então, somente as margens do Rio Cai, no antigo Porto das Laranjeiras é que havia mais concentração urbana. O resto era tomado por estâncias.

Dom Sebastião trouxe a imagem de São João Batista numa grande comitiva para a veneração da população. O religioso atendia a pedidos de famílias de proprietários de terras da região porque estávamos no início da Guerra do Paraguai (que vai dezembro de 1864 a março de 1870). E, numa guerra, quem não vai para o front ora por aqueles que estão em batalha. Muitos homens da região haviam sido recrutados para guerrear sobre o comando de Tenente-coronel Apolinário Pereira de Moraes.

Ao fim da Guerra, a vila já está consolidada e há estimativas de que contava com cerca de 150 construções em 1870. A comunidade cresce e em pequena capela já se perfaz como Paróquia São João Batista. Dom Sebastião volta a visitar a paróquia em 1872. Não se tem registro de que imagem seja essa e nem o que houve com ela. Certo é que não se trata do Joãozão que, embora há muitos anos na Paróquia, possivelmente não seja tão velho. “É uma história bonita, que estamos começando a revisitar para descobrir essas e muitas outras curiosidades. Claro é que desde de meados do século XIX a comunidade de Montenegro venera a imagem daquele que preparou os caminhos para o Cristo e o tem como santo padroeiro”, destaca o padre Diego.

Referência:
SCHMIDT, José Bonifácio e BÜTTENBENDER, Hugo. História da Igreja Católica Apostólica Romana em Montenegro. (In: KAUTZMANN, Maria Eunice Müller (org). Montenegro de Ontem e de Hoje. Vol I. São Leopoldo: Rotermund, 1979. 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também