Espírito de Natal invade Catedral São João Batista

No fim de semana, dois concertos marcaram a preparação para chegada do Menino Jesus


Espírito de Natal invade Catedral São João Batista

Coral Vozes em Canto / Foto: Tamires Maria

Passado o quarto domingo do Advento, o tempo de preparação para o Natal, todos já vivem a expectativa pela chegada do Menino Jesus, símbolo de esperança que se renova na vida que se refaz. Esse foi o espírito que tomou conta da Catedral São João Batista, pois, além das celebrações do fim de semana, dois concertos de Natal ocorreram na Igreja sede da Diocese de Montenegro. O primeiro foi no sábado (21/12) à noite, o Concerto da Rua da Praia, promovido pela TV MON HD, em parceria da Prefeitura Municipal e da Paróquia Catedral São João Batista, na frente da Catedral. Já no domingo (22/12), foi a vez do 2º Concerto de Natal do Coral Vozes em Canto, grupo formado por integrantes de diversas paróquias da Diocese.


Logo após a missa dominical das 19h, a Catedral se transformou numa casa de concertos. Atentos e ansiosos, o público nem saiu da Igreja depois da benção final. Pelo contrário, do lado fora, mais pessoas chegavam para o espetáculo. Sob a coordenação do professor de música da Diocese, Adriano Trindade, o Coral Vozes em Canto recebeu convidados especiais nessa noite, numa reunião de todos os grupos musicais da Paróquia Catedral São João Batista: 30 alunos da escolinha de teclado e violão, grupo de cantos adulto, formado por jovens e adultos que animam as missas e celebrações litúrgicas na Catedral, e os estreantes jovens cantores que integram os movimentos Onda e CLJ. Esses mais jovens começaram os ensaios e encontros há apenas três meses.


A abertura ficou a cargo do padre Everton de Souza, da cidade de Sapiranga. Acompanhado pelos alunos das aulas de violão e teclado da Paróquia Catedral São João Batista ele cantou Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira. Logo em seguida, “para mexer com a memória religiosa do público”, como disse o professor Adriano, o grupo tocou Ave Maria. Nesse momento, se reuniram instrumentistas da Catedral e das paróquias Sagrado Coração de Jesus, da Timbaúva, em Montenegro, Nossa Senhora da Conceição, de São Vendelino e Três Santos Mártires, de Salvador do Sul, com a participação especial de Leandro Machado Carpes de Oliveira, no clarinete.


Depois, foi a vez do Coral Vozes em Canto tomar o altar e cantar Va Pensiero, de Giusepe Verdi. Há essa altura, faltava pouco para o público ser tomado pela emoção quando o jovem Leopoldo Dahlen Bohn encheu a Catedral com sua voz com a Canção de Natal (When Christmas Comes), acompanhado pelas meninas Aline Machado e Sabrina Barth.


Crianças são atração do concerto


O Concerto de domingo seguiu com o Coral Vozes em Canto e os grupos de instrumentistas com Encontros e Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brandt. Mas o momento alto foi quando a pequena Maria Cecília Klering Trindade, com apenas 4 anos e seu vestido vermelho subiu no altar para cantar, com participação da irmã mais velha Ana Carolina Klering Luft, o tradicional Forza Gesu, de R. Martirano. No fundo da Igreja, muitas pessoas não resistiram e se colocaram de pé para ver em detalhes a exibição das meninas e dos estreantes do coral jovem do Onda e CLJ.


Muito da magia desse Concerto se deu também para mistura de elementos cênicos enquanto as músicas eram executadas. Desde a primeira música, uma família montava uma árvore de Natal delicadamente no altar. Além disso, a entrada de pequenos anjinhos encantou o público enquanto era executada Quando os Anjos Cantam – II (Anjos de Resgaste). Teve ainda a encenação da chegada dos três reis magos ao som de Transeamus Unsque Bethlehem, de J. Schnabel. E, claro, as performances do Coral Vozes em Canto que não se limitam ao palco, pois circularam entre o público fazendo verdadeiras interpretações das canções.


O concerto ainda teve em seu programa Natal Todo Dia, do grupo Roupa Nova, Silent Night (Noite Feliz), de Franz Gruber, J. Mohr, e na voz da dupla Aline Ludwig e Diego Andres A Thousand Years, de Christina Perri. O encerramento foi ao som de Dia Especial, da Banda Cidadão Quem. O professor Adriano sempre celebra esse como o momento alto, que coroa o trabalho com toda a comunidade. Aliás, comunidade que pode participar das aulas instrumentais e de canto. Basta buscar informações junto a Secretaria Paroquial da Catedral. “Muito legal. Meu sonho é encher esse altar com o coro, como esse de jovens do Onda e CLJ que começamos esse ano. E quem sabe uma orquestra? Por que não?”, destacou o padre Diego Knecht, pároco da Catedral.


No sábado, música ao ar livre


O concerto de sábado reuniu cerca de 60 vozes. Dessa vez, o palco foi a escadaria da pracinha que fica na frente da Catedral. A ideia era lembrar que esse espaço abrigou a antiga Igreja Matriz de Montenegro, primeira sede da Paróquia São João Batista, hoje também Catedral da Diocese de Montenegro. Clássicos natalinos foram interpretados pelo Coral Vozes, Coral Maturidade Ativa do Sesc e Coral Santos Reis, regidos pelo Norildo Pereira de Andrade; além da Orquestra de Câmara de Montenegro, com regência da Zanza Santos. Ao longo da rua Olavo Bilac, o público se encantava e entrava no clima de preparação para a chegada do Messias. O evento marcou o encerramento da programação do Natal É Arte, realização da Prefeitura de Montenegro, Catedral São João Batista, TV MON e Jornal O Progresso.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também