Encontro de gerações e interesses comuns entre os novos ministros da Eucaristia


Encontro de gerações e interesses comuns entre os novos ministros da Eucaristia

Na última reportagem preparada pela Pastoral da Comunicação – Pascom para apresentar os novos ministros da Eucaristia falamos de encontro. Ao longo de todas as reportagens com entrevistas que deram testemunhos de como e por que servir à comunidade ficou claro que esse desejo é manifestado de diversas formas e em diferentes movimentos da vida.


Isso fica ainda mais claro quando conhecemos o relato de Clari e João Paulo. Ele com 30 anos e iniciando uma vida, tendo à frente um futuro profissional e muitos sonhos a realizar. Ela com 76 anos, já com um longo caminho de muitas batalhas percorrido, filha criada. Porém, ambos são idênticos no desejo de servir. “Servir com alegria, contribuir com meus dons, tendo como principal foco defender os ensinamentos deixados por Jesus Cristo no Evangelho”, diz Clari. “Deus me chamou e aqui estou. Aceitei porque sei que Ele tem grandes obras para fazer na minha vida e na comunidade através desse Ministério”, completa João.


Conheça o testemunho de ambos nas entrevistas que encerram a apresentação dos novos ministros que tiveram seu envio na missa solene do padroeiro, no último 24 de junho.



Clari Rosa Schuster, aposentada e auxiliar na Secretaria Paroquial.


Pascom – Conte-nos como tem sido sua caminhada na Igreja? Por quais grupos, pastorais e ou movimentos você já passou?

Clari – A família é a base de tudo. Ali iniciei os passos da iniciação à vida cristã, afinal, é no seio da família que desenvolvemos nossa fé. Depois, basta continuar participando de movimentos e pastorais. No meu caso, eles foram: Cenáculo de Maria, Pastoral da Liturgia, Pastoral do Batismo, Catequese de Crisma e Cursilho. Também participei na Coordenação na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Pascom – O que representa para você a vida em comunidade e atuação em nossa Paróquia?

Clari – A vida em comunidade deve ser vivida intensamente. Ela acontece nas celebrações dos Sacramentos e de maneira especial nos serviços pastorais e na Celebração da Eucaristia.


Pascom – O que lhe fez aceitar o chamado para assumir como ministra da Eucaristia? Para você, qual a importância desse ofício?

Clari – Quando o padre Diego me entregou o convite para ser ministra Extraordinária da Eucaristia, foi um dos mais belos convites que recebi. Primeiramente, agradeço a Deus pelo dom da vida. Peço que eu seja digna e possa crescer mais e mais neste Ministério para, de modo especial, levar ao  irmãos enfermos que vivem na solidão  a Sagrada Eucaristia.


Pascom – Você já tem várias atribuições na nossa comunidade. O que a fez assumir mais essa?

Clari – Servir com alegria, contribuir com meus dons, tendo como principal foco defender os ensinamentos deixados por Jesus Cristo no Evangelho e sentir o que Deus quer de mim.


Pascom – Qual a importância de nos colocarmos à serviço? Como você compreende isso dentro do modo de vida cristão, defendido pela Igreja?

Clari – Servir para alcançar a vida eterna. Deus disse que aqueles que vivem com Ele amem e sirvam.




João Paulo Flores da Silva, 30 anos, funcionário público na cidade de Portão.


Pascom – Conte-nos como tem sido sua caminhada na Igreja? Por quais grupos, pastorais e ou movimentos você já passou?

João – Minha caminhada vem desde pequeno, participava das missas com meu pai, minha mãe e irmãs. Com o tempo, fui participando também dos movimentos. Com nove anos entrei no Girassol, aos 12 fui para o Onda, aos 16 no CLJ. Nesse mesmo período de CLJ dava catequese de Crisma. Mais tarde, aos 18 anos, entrei no Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica. Hoje, estou participando nas animações das missas na minha comunidade e paróquia.


Pascom – O que representa para você a vida em comunidade e atuação em nossa Paróquia?

João – Vida em Comum Unidade, para mim vida em comunidade é amor! Costumo dizer que, quando estamos apaixonados por alguém, estamos apaixonados “por que” e quando amamos alguém, nós amamos “apesar de”. Ficamos apaixonados por vários motivos, “por que” a pessoa é bonita, ou “porque” é carinhosa e por aí vai.

Mas o amor é diferente, ele é uma escolha, o amor é maduro, “eu amo essa pessoa “apesar de” não concordar com ela em certas coisas”, “eu amo minha esposa “apesar de” saber que ela não é perfeita”, a mesma coisa podemos ver no amor de Deus por nós. Deus nos amou de tamanha forma que deu seu Filho único em sacrifício para a nossa salvação “apesar de” não sermos merecedores. Ser comunidade é seguir a lei que Jesus nos deixou, “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”, e é atuando na vida em comunidade dentro de nossa Paróquia que devemos escolher amar nossos irmão e irmãs “apesar de” nossas tantas diferenças.


Pascom – O que lhe fez aceitar o chamado para assumir como ministro da Eucaristia? Para você, qual a importância desse ofício?

João – Logo quando fui convidado fiquei em dúvida, pois não me achava digno do ofício. Mas, pouco tempo depois, após refletir mais sobre o assunto, me lembrei de uma frase: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Então me caiu a ficha de que ninguém é digno.

Outra coisa que me fez assumir como ministro, foi o fato de que dentro da igreja, para um leigo, não haveria ofício maior do que levar o próprio Jesus Cristo para as pessoas que precisam Dele. Então, se Deus quer usar este instrumento, mesmo que um pouco desafinado, com certeza fara com ele belas canções.


Pascom – Você é pai, tem família e vida profissional intensa. Ainda assim, o que o fez aceitar esse ofício?

João – Deus me chamou e aqui estou. Aceitei porque sei que Ele tem grandes obras para fazer na minha vida e na comunidade através desse ministério.


Pascom – Qual a importância de nos colocarmos à serviço? Como você compreende isso dentro do modo de vida cristão, defendido pela Igreja?

João – Levo comigo uma frase: “Aquele que não vive para servir, não serve para viver”. Jesus mesmo disse: “Aquele que quiser ser o primeiro, que seja o último”. Demonstrou isso de várias maneiras, uma das mais conhecidas foi lavando os pés dos discípulos. Fazer isso é seguir diretamente o maior mandamento de Cristo: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Ele nos amou servindo até o último momento. Quem somos nós para não servir?


Pascom – Deseja acrescentar algo?

João – Estou muito feliz de ter me tornado ministro, espero que renda muitos frutos. Agradeço a oportunidade dada.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também