Distantes, mas unidos em comunidade de fé


Distantes, mas unidos em comunidade de fé

A vida na comunidade deve ser pulsante e nesses tempos de pandemia fomos forçados a ressignificar muitas das formas de sermos comunidade cristã de fé, sem perder essa inspiração de estamos juntos em oração e nas ações concretas. Uma delas é nos apropriarmos das redes sociais para e aplicativos de mensagens para nos mantermos unidos. É nesse sentido que a Paróquia Catedral São João Batista vem promovendo e estimulando uma série de ações para manter nossa comunidade unidade. Além da própria transmissão das missas (de terças as sextas-feiras às 18h30min pelo Facebook, sábados às 17h também pelo Facebook e domingos às 9h pelo Facebook, Canal do You Tube e Rádio América AM), diariamente enviamos a Homilia Diária. “É uma forma de estimularmos a leitura diária do Evangelho e também ajudar as pessoas a meditarem e compreenderem melhor a Palavra”, explica o padre Diego Knecht.



 A Homilia Diária é enviada para vários grupos e a intenção é que seja replicada entre amigos e parentes. Quem ainda não recebe esse vídeo em seu WhatsApp, pode solicitar através do telefone 51 98437-0817 ou mesmo acompanhar através da página da Paróquia no Facebook. Mas essa não é a única iniciativa. A Comunidade Nossa Senhora das Graças, todas as segundas-feiras, às 20 horas promove o Terço Interativo, com transmissão pela página do Facebook da Comunidade e pela Rádio América AM.



Nas quintas-feiras, às 20h30mins, o momento de oração e comunhão é com o Famílias Fortalecidas. Nessa live, transmitida pelo Facebook da Paróquia, um grupo de casais semanalmente trazem um momento de oração, cantam e ouvem a Palavra. O objetivo é fortalecer as famílias que nesse momento tão adverso sofrem sejam pela perda, pela falta ou mesmo pela tensão que esse momento de pandemia propicia.



 

Lives especiais

 

Além dessas iniciativas semanais, ainda uma série de encontros, formações e reuniões que grupos e pastorais da Paróquia promovem. Muitos são abertos a quem quiser participar, como a TV Cenáculo, que através de seu Canal no You Tube promove formações e uma série de outras atividades.



Nessa semana, os jovens das Paróquia estão preparando a segunda edição de um momento muito especial: a Vigília Desperta Jovem. Como o padre João Vitor Freitas dos Santos define, é destinada a jovens de todas as idades. Seguindo a inspiração da comunidade de Taizé, o momento de vigília e oração será mais uma forma de preparação para a Páscoa. Será no próximo domingo, às 19h, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia.



Um convite à caridade

 

O padre Diego ainda lembra que nesse tempo de Quaresma há sempre um convite especial à caridade e a Cáritas Paroquial pode ser um bom caminho. “Mesmo com toda a dificuldade nesse tempo, não paramos em nenhum momento”, observa. A Cáritas recebe muitas doações. E não foi diferente no ano passado. E queremos agradecer a todos que colaboraram. Entretanto, iniciamos mais um ano e a pandemia ainda não passou. Assim a Cáritas está aberta a doações que podem ser encaminhadas via Secretaria Paroquial. Como o padre destaca, vivemos temos propícios à caridade e como sabemos que muitas pessoas de grupos de risco não podem sair de casa, quem sabe grupos de vizinhos, amigos e parentes não possam fazer coletas e encaminha-las à Cáritas? “O convite e o chamado está feito”, resume o padre Diego.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também