Direito Matrimonial Canônico é tema de formação


Direito Matrimonial Canônico é tema de formação

Na fria noite de segunda-feira, 6 de julho, a Paróquia Catedral São João Batista, juntamente com o Movimento de Cursilho da Cristandade do Brasil – MCC, promoveram mais um momento de formação. A palestra, realizada através de uma live na página do facebook da Paróquia, abordou o matrimônio, desde a perspectiva do Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana. O palestrante foi o padre João Vitor Freitas dos Santos, que atua na Catedral. Ainda quando seminarista, João Vitor realizou uma pesquisa em que constatou uma queda de 50% dos casamentos na Diocese de Montenegro, entre os anos de 2008 e 2017, e a partir disso propôs a implantação do setor pré-matrimonial nas paróquias. A pesquisa chegou a ser tema de reportagem do portal de notícias do Vaticano, o Vatican News.


O encontro faz parte da Escola Vivencial, uma iniciativa do Cursilho que busca promover formações e trocas de experiências acerca de temas da prática de vida cristã. Nesses tempos de pandemia, as atividades da Escola tem ocorrido à distância, através das lives. Na última, João Vitor se deteve especificamente na dimensão canônica do sacramento do matrimônio e a questão das chamadas declarações de nulidade. “O matrimônio é uma realidade natural, existe desde o princípio (como disse Jesus em Mt 19, 8), dotado de propriedades e finalidades comuns em todos os tempos e lugares, está na esfera do direito natural”, explica João Vitor.


Padre João Vitor durante a live de formação


Segundo ele, é o próprio Jesus que eleva o matrimônio à dignidade de Sacramento, tendo como imagem a Sua própria aliança com a Igreja. Ou seja, o Matrimônio é tanto Sacramento como, por exemplo, Batismo, Comunhão, Eucaristia, mas com uma significativa diferença. “Este sacramento possui uma singularidade e até mesmo certa complexidade, pois o ato fundante é consentimento livremente manifestado por pessoas juridicamente hábeis dentro da forma canônica, o rito litúrgico da Igreja”, diz. Por, aponta que nesse ponto “existe muitas coisa a se estudar”.  “Então, a Igreja, exercendo a sua missão de interpretar e ensinar a vontade de Deus, legisla sobre este sacramento no Código de Direito Canônico”, acrescenta. Mas, para quê saber disso? João Vitor, responde: “conhecer e aprofundar este tema é compreender, dentro do aspecto canônico, o que o Criador pensou para esta realidade”.


Esse encontro contou com cerca de 40 pessoas assistindo ao vivo. Entre elas, estava Paulo Smaniotto. Para ele, foi uma grande oportunidade de adquiri conhecimento. “Nossa, tinha muita coisa das leis do Matrimônio que nem fazia ideia de como funcionava dentro da Igreja”, comemora. Paulo entende que esses conhecimento “somam muito para toda a comunidade”.  “É muito importante para todos, pois temos fé e participamos, mas temos poucos conhecimentos sobre as normas, as leis do Direito Canônico”, avalia.


Embora essa formação tenha sido uma live ao vivo, todo o material ficou gravado e pode ser assistido, visto e revisto quando quiser.


Confira.



Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também