Diocese de Montenegro integra ações da Semana Nacional da Vida

Paróquia Catedral São João Batista também atividades programadas


Diocese de Montenegro integra ações da Semana Nacional da Vida

Imagem: Pixabay

De 1º a 7 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, a qual culmina com o dia do nascituro (criança que ainda está no ventre de sua mãe), celebrado no dia 08/10.   A iniciativa é uma organização da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF. 

De acordo com os organizadores, o objetivo é conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde a concepção até seu fim natural. O grupo ainda propõe, além das atividades previstas em cada diocese e paróquia, duas ações públicas que devem acontecer em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida.

A primeira delas é denominada Sinal da Alegria. No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, devem ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12, 15 e 18 horas acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ por cada fiel, simbolizando a alegria em celebrar e valorizar a vida.

A segunda é Sinal da Esperança. No dia 08 de outubro, Dia do Nascituro, em um gesto de propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, devem ser acesos o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’. O local sugerido é em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno.


Ações locais


Na Diocese de Montenegro estão sendo preparadas ações específicas. Seguindo o Sinal de Alegria, os sinos de todas as paróquias devem badalar às 12, 15 e 18 horas. Pede-se que os fiéis orem, onde estiverem em defesa da vida, conforme a Oração Pela Vida, que será distribuída em folders e pelas redes sociais.

Ao longo de toda a Semana da Vida, de 01 a 08 de outubro, as comunidades são convidadas a refletir em suas celebrações, encontros e reuniões, assim como nas formações, pastorais e movimentos, sobre a defesa da vida, utilizando o subsídio “Hora da Vida”, que já está em todas as paróquias da Diocese.

No dia do nascituro, dia 08, de outubro, nossa diocese estará em sintonia com a Igreja de todo o Brasil com o sinal de luz pela vida. Em nossa Paróquia Catedral São João Batista, ocorrerá a celebração do nascituro, às 19h, seguida de uma caminhada luminosa. Também nesta celebração, além das pastorais, movimentos e comunidade em geral, são especialmente convidadas as gestantes, além de pais e mães com crianças de colo, que receberão uma benção especial pela vida.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também