Deus é Trindade!


Deus é Trindade!

Representação Santíssima Trindade na Abadia de São Miguel, na ilha de Saint Michel, na França | Foto: David Mark/Pixabay

* Texto pe. João Vítor Freitas dos Santos


    Queridos irmãos e irmãs, este é o maior mistério de nossa fé: Deus é uno e trino. Um Deus em três pessoas é uma realidade teológica difícil de entender pela razão, mas podemos conhecer pelo caminho da revelação em Jesus Cristo no Novo Testamento e também pela nossa experiência pessoal e comunitária com Deus. Sabemos que existe o Pai, porque Jesus é o Filho e que nos enviou Seu Espírito. É a escritura que nos dá o testemunho de que Deus é Trindade! Mas o que isso significa? Justamente, que Deus não é um ser solitário, mas que já é em si mesmo uma comunidade perfeita, uma família. Não precisava nos criar para se completar, mas o fez por um transbordamento de amor, por gratuidade.

    Deus é na sua “essência” relação, comunidade, comunhão, e justamente para isso nos criou, para sermos seres de relação (não isolados), para vivermos em comunidade, buscando uma comunhão de vida. Esta é a consequência prática em acreditar em um Deus Trindade: o compromisso com o outro(a), a criação de vínculos e a responsabilidade sobre eles, a vida em comunidade na solidariedade e a busca de uma comunhão que supere todo o pecado do ódio e da divisão.  Por isso, todo o isolamento egoísta e individualismo é contrário ao que Deus é.

    Somos chamados a imitar estas características trinitárias na vida da nossa comunidade de fé e na nossa sociedade. Já ensinava Emmanuel Mounier (+1950), um filósofo francês: “é somente inserido na comunidade que o humano se realiza como tal, pois tudo aquilo que define uma pessoa – sua liberdade de agir, sua responsabilidade, o corpo pelo qual está no mundo e na história, os desejos que manifesta – é construído na relação com os outros. Por isso, a pessoa é fundamentalmente ‘comunitária’”. Deus é três pessoas e nós somos pessoas (relação) enquanto somos comunidade. Se somos cristãos, somos comunidade!

    Toda a oração da Igreja é trinitária, sempre DO Pai, PELO Filho, NO Espírito Santo. A Santa Missa inicia e termina na invocação da Trindade. Nossa vida também tem origem e fim (no sentido de meta) na Trindade, por isso, meditemos sobre um pequeno trecho de uma homilia sobre este mistério: “O Pai faz todas as coisas através daquele que é sua Palavra, no Espírito Santo; desta maneira, fica a salvo a unidade da Santa Trindade. Assim, na Igreja se prega um só Deus, que a tudo transcende, tudo penetra, e tudo envolve. Transcende tudo enquanto Pai, princípio e fonte; tudo penetra por sua Palavra; e tudo envolve no Espírito Santo. [...] Pois assim como a graça nos é dada pelo Pai através do Filho, assim também não podemos receber nenhum dom se não é no Espírito Santo, já que, feitos participantes do mesmo, possuímos o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão deste Espírito”. (Santo Atanásio de Alexandria, doutor da Igreja. Séc. IV)

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também