DEUS TORNOU-SE VISÍVEL. VINDE ADOREMOS!


DEUS TORNOU-SE VISÍVEL. VINDE ADOREMOS!


Queridos irmãos e irmãs, estamos com alegria vivendo o tempo do Natal. Na sexta feira, primeiro dia do ano, celebramos a Solenidade de Maria Mãe de Deus. Maria, mãe do Verbo encarnado, nos trouxe a luz da vida e a verdadeira paz. No Domingo, celebraremos a também solenidade da Epifania do Senhor (do grego ‘epifanein’, que significa ‘manifestar’). Todas estas solenidades expressam alguns aspectos de um mesmo mistério: o da encarnação. Este é mistério que envolve nossa atenção neste tempo, o fato de Deus ter-se feito um de nós, assumindo nossa humanidade, para depois redimi-la na cruz.

A solenidade da Epifania, que segundo Santo Agostinho, só perde em importância para a grande Solenidade do Natal. É a alegria em podermos agora ver e adorar o Deus que, até então, era invisível (Cf. Cl 1, 15: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação”). E não somente é visível agora, mas sua manifestação é destinada a todo homem e mulher, raça ou cultura. Ele veio para toda a humanidade! Esta realidade ficou expressa pela visita dos reis magos, sábios do oriente, que, interpretando as profecias, vieram ver o menino esperado. Diante do Deus feito menino, fizeram o que cada um de nós deve fazer diante de Deus: “Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram” (Mt 2, 11). Adorar é a melhor atitude que podemos ter diante do Senhor.

Este menino que é “causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel”, “que é causa de contradição” e que “revelará os pensamentos de muitos corações” (Cf. Lc 2, 34-35) iniciou sua jornada na terra cumprindo estas profecias. Os sábios (magos) e humildes (pastores) o encontram, mas gera ódio daqueles que são dominados pela vaidade e ilusão de poder. A humilhação de Deus é sua grandeza, como escreve Santo Agostinho sobre a Epifania: “Este dia salienta a Sua grandeza e Sua humilhação: Aquele que na imensidade do Céu Se revela pelo sinal de um astro era encontrado quando O procuravam na estreiteza da gruta. Frágil em Seus membros de criança, envolto em faixas, é adorado pelos Magos e temido pelos maus!”

Diante da manifestação de Deus só podemos ter duas atitudes: ou o acolhemos ou o rejeitamos. Qual será tua atitude?

Pe. João Vítor Freitas dos Santos 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também