Deus realiza sua obra através de nós


Deus realiza sua obra através de nós

Foto:Pixabay

Texto: pe. João Vítor Freitas dos Santos


Queridos irmãos e irmãs, Deus é onipotente e pode realizar todas as coisas, de qualquer modo, em qualquer momento, como quiser. Não há limite no poder de Deus. Entretanto, sendo Deus sábio, não usa este poder como nós usaríamos se o tivéssemos. Nós temos “mania de grandeza” e Deus afeiçoa-se às coisas humildes e pequenas. Nós admiramos os super heróis e seus poderes incríveis, mas Deus estabelece ordem e harmonia no universo. Aqui percebemos que os pensamentos de Deus são diferentes dos nossos e precisamos ter um coração aberto para acolher este modo de Deus agir em nós e no mundo. 

Neste Domingo (11º do Tempo Comum), somos chamados a contemplar a ação de Deus, começando pela aliança que fez com o povo escolhido, conforme a primeira leitura (Êx 19, 2 – 6a), que era a prefiguração da nova aliança e do novo povo de Deus justificado pelo sangue de Cristo, como está na segunda leitura (Rm 5,  6 – 11). Deus age na história convidando o homem e a mulher a aceitar uma aliança com Ele, assumindo, assim, seu plano de salvação e testemunhando Sua ação por toda a terra. 

No evangelho (Mt 9, 36 – 10, 8) percebemos isto claramente: Deus olha o povo e se compadece por serem “como ovelhas sem pastor”, mas não resolve o problema “num passe de mágica”, orienta para que pedíssemos a Deus mais trabalhadores, para que a própria criatura contribuísse com o criador, para que os trabalhadores cooperem com o dono da messe. Nesta mesma intenção chama os doze apóstolos para cooperarem com Ele na missão dando-lhes poder para expulsar os espíritos maus e curarem as doenças. E por fim diz: Ide! E pregai o Reino de Deus! 

Aqui está nossa missão, sermos colaboradores da obra de Deus, sermos seus pés, mãos, boca e coração nos nossos dias. Se percebemos que existe maldade, guerras, incompreensões, violência no mundo não é porque Deus não age, é porque falta muitos trabalhadores para a messe e o povo ainda é como ovelhas sem pastor. Por isso, assumamos nossa vocação! Saiamos da inércia e nos coloquemos no caminho de Deus, o ajudando na construção de um mundo novo, o reino de Deus.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também