Coordenadora da equipe de liturgia da Paróquia participa de encontro nacional


Coordenadora da equipe de liturgia da Paróquia participa de encontro nacional

Rosani (que veste rosa) com integrantes de equipe de liturgia de todo o Brasil

Rosani Brochier Nicoli, que coordena as equipe de liturgia na Paróquia Catedral São João Batista e integra a Pastoral Litúrgica diocesana, esteve representando a Diocese de Montenegro na 34ª Semana de Liturgia, realizada no Mosteiro de Itaicí, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. O encontro ocorreu entre os dias 26 e 30/09. O tema de estudo e reflexão proposto foi: “O rito como fonte do sacerdócio batismal e o lugar do seu exercício”.

“O tema de estudo traz a clareza de que o sacerdócio ordenado e o sacerdócio dos fiéis possuem um sacerdócio comum que nasce no Batismo. E é a partir da Liturgia que se traz a compreensão do sacerdócio comum dos fiéis”, destaca Rosani.



Formação nacional ocorreu no Mosteiro de Itaici, no interior do Estado de São Paulo


Vivenciar a ritualidade


Rosani ressalta a importância da participação ativa dos fiéis nas celebrações: “A renovação Litúrgica presente a partir do Concílio Vaticano II, deve continuar nos inspirando para vivermos a ritualidade em nossas celebrações. A liturgia não está no impresso, está na prática, pois é no rito que nos situamos, ele “é fonte e origem do nosso sacerdócio batismal” (SC48). Os fiéis, a Assembleia, não podem sentirem-se estranhos ou apenas serem espectadores mudos nas celebrações litúrgicas: precisam, de forma consciente, ativa e piedosa, participarem em toda sua totalidade para “entrarem” no mistério eucarístico. E esta participação e compreensão mais efetiva, dá-se nos ritos. Nossas celebrações “falam” nas vivências dos ritos: rito não se explica, vive-se por inteiro! São os ritos elementos flagrantes que nos unem, que nos ligam, que nos conectam a Deus, aos nossos irmãos e estendem nossa compreensão à vida em comunidade.”


A música, como parte da liturgia, também foi trabalhada no encontro


Sobre a participação na 34ª Semana de Liturgia destacou que as reflexões, cercadas de vivências e trocas por 91 participantes de 15 Estados brasileiros, iluminaram, trouxeram crescimento e novos desafios a cada realidade representada nesta Semana de Liturgia. Um convívio com muita diversidade, lideranças de locais distintos, realidades e culturas diferentes, mas com único propósito: sermos sempre a Igreja viva de Jesus Cristo!

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também