Comunidade intensifica caminhada para construção do Plano Pastoral Paroquial

Ação começou com diagnóstico e agora segue na elaboração de um primeiro esboço


Comunidade intensifica caminhada para construção do Plano Pastoral Paroquial

Há alguns meses, um grupo da Paróquia Catedral São João Batista iniciou os trabalhos para a elaboração do Plano Pastoral Paroquial. O plano é como um mapa que deve orientar ações a serem desenvolvidas pela comunidade entre os anos de 2022 e 2023. Tradicionalmente, a Diocese de Montenegro sempre elaborou um plano diocesano que deveria ser seguido pelas suas paróquias. No entanto, compreendendo que cada paróquia tem realidades muito distintas, dessa vez a proposta é que cada uma construa seu plano. A base para a elaboração desse documentos são as Diretrizes Diocesana de Ação Evangelizadora, que compreendem o documento elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, denominado Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023 (Documento 109 da CNBB).


A primeira etapa desse trabalho, já realizado, consistiu na visita do pároco da Catedral, padre Diego Knecht, a cada uma das comunidades, as capelas. Nesses encontro foi apresentado o que é o Plano e ofertado um questionário para que fosse respondido individual ou coletivamente. A intenção é que essas questões fossem também levadas a todos os demais grupos presentes nas comunidades, não ficando restrito somente as coordenações das capelas. Das respostas dessas questões saiu um diagnóstico da atuação situação da Paróquia e dos desejos da comunidade. Esse diagnóstico tem sido trabalho pela comissão que atua na elaboração do Plano Pastoral Paroquial, formada pelo padre Diego e pelos leigos Rosani Brochier Nicoli, Placídio Kunrath e João Vitor Santos.


O trabalho que grupo vem realizando culminará num esboço do Plano Pastoral Paroquial que será apresentado na Assembleia Paroquial no dia 18 de novembro. Os trabalhos abrirão às 19h30min e as propostas devem ser apresentadas por volta das 21h, no Salão Paroquial. A ideia é que esse Plano seja uma construção de toda a comunidade, por isso da consulta através do questionário. Assim, embora estejam no fechamento dessa etapa de diagnóstico, o grupo ainda recebe sugestões. Além disso, o esboço a ser apresentado no dia 18 de novembro é apenas um ponto de partido para os debates e discussões da Assembleia. Por isso é fundamental a participação de todas e todos nesse em contro.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também