Comunidade Espírito Santo leva bandeira do Divino pelas ruas como preparação para Pentecostes


Comunidade Espírito Santo leva bandeira do Divino pelas ruas como preparação para Pentecostes

Procissão pelas ruas do bairro Olaria

Uma antiga tradição tem sido resgatada pelos moradores dos bairros Ferroviário e Olaria: a passagem da bandeira do Divino. Desde o dia 6 de maio, um grupo sai pelas ruas entoando cantos com a bandeira até a casa de um dos membros da comunidade. Lá, ela fica por cerca de uma semana, inspirando orações da família e vizinhos, para depois seguir para outra casa. O ritual é o início das celebrações de Pentecostes, um dos grandes momentos do ano para a comunidade da Capela Espírito Santo.



Bandeira do Divino com o grupo que a levou para primeira casa, da família de João Vitor e Carol


Sônia Fagundes, uma antiga moradora da região, lembra, quando ainda frequentava grupo de jovens, que era tradição a passagem da bandeira do Divino. “Esse ano, depois de dois anos sem poder fazer nossa festa, pensamos: por que não resgatar essa tradição? Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que se inscreveram para receber a bandeira em suas casas”, conta. “Olha, era uma festa maior do que a de São João Batista”, recorda dona Joana, sua mãe. Ao todo, serão oito famílias. Atualmente, a bandeira está na segunda casa. “Eu sabia que ia receber, estava esperando, mas nunca imaginei que seria tudo isso, toda essa procissão”, comemora Deorides Brito da Silva, quando da chegada da comitiva em sua casa.



Deorides (E) ficou surpresa e emocionada com a chegada da bandeira em sua casa


A bandeira seguirá pelas ruas dos bairros Olaria e Ferroviário até a Festa de Pentecostes, em junho, e todos são convidados a participarem da procissão quando a verem passando perto de casa. Como brincam os fiéis da Capela Espírito Santo, “basta ouvir a música que nos anuncia e nos seguir”. Mas toda essa tradição busca, além de reforçar os laços da vida em comunidade, a preparação para Solenidade de Pentecostes, que na Espírito Santo será no dia 4 de junho, às 15h30min. No dia seguinte, domingo, 5 de junho, ocorre a Festa de Pentecostes e o tradicional chá da Comunidade, que será servido entre 15 e 18 horas. Os cartões estão à venda com a direção da Capela e quem recebeu a bandeira do Divino também tem cartões para vender.



Novena e Tríduo também estão programados


Entre a procissão da bandeira do Divino e a Solenidade de Pentecostes, também ocorre uma novena e um Tríduo como preparação para o momento alto das celebrações. Quem recebe a bandeira em casa, a partir do dia 27 de maio, também deverá acolher uma etapa da novena. Por isso, não só quem recebe o estandarte do Divino e a vizinhança são convidados a participar, mas toda a comunidade. As outras datas da procissão com a bandeira e novena são sábado, 28 de maio; domingo, dia 29 de maio; segunda, dia 30 de maio; e terça-feira, dia 31 de maio.



Música "A Bandeira do Divino", de Ivan Lins, (como a do vídeo acima)  inspira fiéis


Os três últimos dias da novena são reservados ao tríduo, quando a comunidade volta a se reunir na capela para uma preparação mais intensa para a Festa do Divino. O primeiro dia do tríduo será dia 1º de junho, às 20h, tendo como tema para oração e reflexão “dons da sabedoria, entendimento e ciência”. Na segunda noite, 2 de junho, também às 20h, o tema será “dons de conselho e fortaleza”. E, no último dia, 3 de junho, às 20h, o tema será “dons da piedade e temor de Deus”. Assim, se encerra a preparação e começam as festividades com a Solenidade no sábado e a festa no domingo.



Nas casas, a bandeira fica em destaque e amigos e vizinhos são convidados para orar juntos


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também