Comunidade celebra 150 anos da Paróquia


Comunidade celebra 150 anos da Paróquia

Fotos: Jornal Ibiá

Na noite da última quarta-feira 28 de abril, a comunidade da Paróquia Catedral São João Batista esteve reunida para celebrar os 150 anos de fundação da Paróquia. Mesmo com as restrições devido a pandemia, estiveram reunidos na Igreja pelo menos um representante de cada um dos movimentos, pastorais e comunidades da paróquia. A missa em ação de graças foi presidida pelo bispo da Diocese de Montenegro, dom Carlos Romulo e contou ainda com a presença do bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, dom Clemente Weber que, apesar de ligado a outra Diocese, escolheu viver em Montenegro, tendo ainda passado pela Paróquia São João Batista como pároco e participado do processo de formação da Diocese. A celebração ainda contou com a presença do pároco da Catedral, pe. Diego Knecht, e dos demais vigários, os padres João Vitor Freitas dos Santos e Ercílio Bohn, e do padre Ludinei Vian, coordenador de Pastoral da Diocese.


Após da celebração, marcada pela emoção e memória da Paróquia, o padre Diego leu um texto de sua autoria que visou destacar a importância de toda essa jornada. Leia a íntegra do texto abaixo.


PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA 150 ANOS

Nossa paróquia é feita de todas as raças, nós somos crianças, jovens e velhos. Ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e santos.

Nossa paróquia busca viver a caridade.  Trazendo alívio e conforto àqueles que precisam.

Nós transmitimos a Fé a muitas crianças, adolescentes e jovens todos os anos.

Nós defendemos a dignidade de toda vida humana, e preservamos o casamento e a família.

O nosso santo padroeiro preparou os caminhos do Senhor e nos ajuda a preparar nosso caminho ao Pai.

Somos muito agradecidos aos que percorreram um sagrado caminho antes de nós.

Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e Sagrada Tradição.

Na nossa paróquia compartilhamos os Sacramentos e buscamos a plenitude da Fé Cristã.

Neste um século e meio de história, nós temos rezado por você e por todo o mundo, a cada hora, a cada dia, sempre que celebramos a Missa, como discorreu São João Paulo II: “A Missa é o céu na terra”. Aproveitemos desse momento de céu aqui na terra, até que cheguemos à plenitude da vida cristã, na Missa que não terá fim no céu.

O próprio Jesus lançou as fundações para a nossa fé quando disse a Pedro, o primeiro papa, “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”

E João Batista, nosso padroeiro, ao apontar a Jesus nos exorta que este é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Muitos padres, na verdade 19 párocos (dentre eles 4 Jesuítas e 15 diocesanos) e 98 vigários, foram nossos pastores e conduziram nossos fiéis, guiando a Igreja Católica com Amor e Verdade.

Num mundo confuso e doloroso para se viver, e nesse mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: Nossa Fé Católica e o extremo Amor que Deus tem por toda a criação.

Nossa paróquia é unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador guiado sob a proteção de São João Batista. Nós somos 14 comunidades constituídas nos bairros e 29 movimentos, pastorais e grupos de evangelização.

Parabéns, paróquia São João Batista de Montenegro, catedral da Diocese de Montenegro pelos 150 anos de evangelização!

Padre Diego Knecht 


Assista a íntegra da missa em ação de Graças pelo 150 anos da Paróquia



Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também