CLJ lança “pasta de cantos” para evangelização das juventudes

Material preparado contém cifras e letras de músicas para momentos de espiritualidade e retiros


CLJ lança “pasta de cantos” para evangelização das juventudes

Há uma máxima que diz que ‘jovem evangeliza jovem’, ou seja, são os próprios grupos e pastorais de juventudes que estão mais conectados com sua geração. Logo, nada mais natural do que elas e eles assumirem o protagonismo nesse processo de levar a Palavra do Cristo adiante. Assim, também animados por esse ano vocacional e respondendo ao chamado para evangelização das juventudes, a turma do Curso de Liderança Juvenil – CLJ da Paróquia Catedral São João Batista reuniu cerca de 450 músicas para compartilhar com demais grupos e movimentos de toda a Diocese de Montenegro. A ‘pasta’, como eles próprios dizem, traz letras e cifras de músicas.


Acesse aqui as cifras e letras das músicas


Turma do CLJ, Onda e outros jovens da Diocese que participou da formação. Ensaio foi a partir das músicas da pasta de cantos


O padre Erick Vicari, referencial dos jovens na Catedral e orientador espiritual do CLJ na Diocese, explica que o trabalho da seleção foi feito pela tia Mirian Kirchhof, mas na época que era umas das jovens do CLJ, e reúne composições também de jovens de Taquari e Triunfo. “Não são cantos litúrgicos. Isso já existe, está no nosso Livro de Cantos da Catedral e a Diocese também tem esse material todo disponível. O que eles fizeram foi reunir cantos para momentos de espiritualidade e retiros, que ainda passou pela equipe de Cantos Litúrgicos da Catedral. Isso pode ser usado por todos os grupos, movimentos e pastorais da Diocese. É voltado para os jovens, com o carisma do CLJ, mas todos podem usar”, detalha.

O material foi apresentado no Encontro de Formação para Músicos do CLJ da Diocese de Montenegro, realizado no domingo, 26 de março. Além do CLJ da Catedral e da Comunidade da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, integrantes do Onda e outros jovens da paróquia e da Diocese participaram das atividades. A formação foi conduzida por tios do CLJ e padres e, além dos ensaios e apresentação das músicas, o dia também foi de muitas palestras e partilhas. Ao fim do dia, o bispo de nossa Diocese, Dom Carlos Rômulo, abençoou cantores, músicos e seus instrumentos, como violões, meias-luas, flautas, violinos, entre outros. 


Ao final da formação , bispo Dom Carlos abençoou jovens e instrumentos


O encontro foi marcado pelo lançamento do Festival do Movimento de Líderes Paroquiais do CLJ, o Femolipa. É um festival de música realizado entre os jovens de toda a Diocese que já está na 20ª edição. Será no dia 8 de outubro, na Catedral. Através de competições musicais, o objetivo é estimular a juventude a produzir canções autorais voltadas às atividades de evangelização. Agora em 2023, o Femolipa completa 35 anos da primeira edição. A comissão organizadora está fechando os detalhes do regulamento que, em breve, será divulgado, bem como o período de inscrições.


De olho no Femolipa, jovens ficaram atento a formação sobre cantos


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também