Celebrações de Páscoa terão missas nas comunidades, procissão no Morro e caminhadas luminosas


Celebrações de Páscoa terão missas nas comunidades, procissão no Morro e caminhadas luminosas

Procissão na subida do Morro São João em 2023

No próximo fim de semana, a Igreja no mundo todo abre a Semana Santa com o Domingo de Ramos, que faz memória da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. Na Paróquia Catedral São João Batista, já haverá Missa de Ramos na sexta-feira, 22/03, na capela da Comunidade de Santos Reis. Já no sábado, serão 8 Missas de Ramos em comunidades, além das 17h na Catedral. Domingo, será vez de mais quatro comunidades, além das missas das 7, 9 e 18h na Catedral. “Nossa intenção é sempre levar as celebrações pelos bairros e interior, diversificando e dando cada vez mais oportunidade para que as pessoas participem”, destaca o pároco, padre Diego Knecht.



Avançando na Semana Santa, na Quarta-feira, dia 27/03, ocorre a Missa do Crisma, em que todas as paróquias da Diocese de Montenegro se reúnem na Catedral. É nesta missa solene que são preparados e abençoados jarros com os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do Crisma que serão distribuídos para todas as paróquias para serem usados nos sacramentos, nas unções e bênçãos ao longo do ano. “Neste ano, os jovens catequisandos de Crisma de cada paróquia que receberão os frascos com óleos novos”, destacou o bispo da Diocese, Dom Carlos Rômulo, durante reunião do Conselho Diocesano de Pastoral.

Na Missa do Crisma, óleos são abençoados e distribuídos para as paróquias


Já na Quinta-feira Santa, dia 28/03, tem início o Tríduo Pascal com a missa de Lava Pés e Instituição da Eucaristia. Além da missa na Catedral, às 19h30min, haverá ainda duas missas que ocorrem ao mesmo tempo nas comunidades de São José, em São José do Maratá, e em Santos Reis. Na Catedral, após a solenidade de Lava Pés tem início a vigília Eucarística, que é quando o Cristo Eucarístico é retirado do altar e todos iniciam orações que só acabam na tarde do outro dia.


Na Sexta-Feira Santa, dia 29/03, haverá celebração da Paixão de Cristo às 15 horas na Catedral e, novamente, em Santos Reis e em São José do Maratá no mesmo horário.


Subida no Morro, caminhada no interior e procissão luminosa


As tradicionais procissões da Via Sacra, que sempre contam com a participação de muitos fiéis da Paróquia Catedral São João Batista, ocorrerão em três momentos. O primeiro será a subida do Morro São João, em Montenegro, com saída às 9h da manhã da sexta-feira Santa, 29/03, no fim da rua Santos Dumont, já no início da estrada que leva ao topo do Morro. “Começamos há dois anos e já se tornou uma tradição. Este ano, haverá uma surpresa ao longo deste percurso de subida. É algo que está sendo preparado com muito carinho pelos jovens”, adiante o padre Erick Viccari, que orienta os movimentos de jovens, adolescentes e crianças da Paróquia.


Via Crucis no Morro São João em 2023


Já a noite, às 19 horas, ocorre a procissão luminosa em Montenegro. O cortejo sai da Catedral e percorre as principais ruas do Centro. Fiéis são convidados a levarem velas para simbolizarem a iluminação dos caminhos desta que é uma das noite mais significativas do cristianismo. Já no interior, às 20 horas, terá início uma outra procissão luminosa. Será um percurso de cerca de 5 Km na localidade de São José do Maratá. A saída é da Capela São José e segue pelas estradas que margeiam as propriedades rurais. Esta procissão também vem se transformando em tradição e faz parte das atividades do calendário oficial do município de São José do Sul.


Em São José, famílias preparam o cenário para a passagem da caminhada


Sábado Santo e Domingo de Páscoa


O término do Tríduo Pascal ocorre na noite de sábado, 30/03, com a Vigília Pascal. Novamente, haverá celebrações concomitantes, sempre às 19h, na Catedral, em Santos Reis e em São José do Maratá.



No entanto, para que todas as comunidades das capelas tenham suas missas de Páscoa, já no sábado começam a ser celebradas as missas pascais. Serão sete comunidades entre a tarde e a noite. No Domingo de Páscoa, a missa ocorre às 7, às 9 e às 18 horas na Catedral e ao longo da manhã em mais quatro comunidades em bairros de Montenegro.



“Para nós cristãos, esse é o momento mais importante do ano litúrgico. Por isso, queremos animar a comunidade para que participe das celebrações que marcam o ponto de virada para todos nós, quando a vida vence a morte”, conclui o padre Diego Knecht.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também