Catedral São João Batista será palco de dois concertos de Natal


Catedral São João Batista será palco de dois concertos de Natal

Concerto mistura música e elementos cênicos / Foto: Ronaldo Adriano Trindade

O fim de semana que antecede o Natal terá uma programação especial na Paróquia Catedral São João Batista. No dia 21/12, sábado, na frente da Catedral, ocorre uma outra apresentação. Será o Concerto de Natal da Rua da Praia. Essa é uma promoção TV MON HD, em parceria da Prefeitura Municipal e da Paróquia Catedral São João Batista.


 No domingo, dia 22 de dezembro, a partir das 20 horas, ocorre a segunda edição do Concerto de Natal de grupos musicais da Paróquia. A apresentação será dentro da Igreja e tem a coordenação do professor de música da Diocese de Montenegro, Ronaldo Adriano Trindade, que vem trabalhando com esses grupos ao longo de todo ano. “Com o concerto, esperamos que esses grupos continuem ainda mais motivados, para que, no ano que vem, montemos um novo repertório e uma melhor proposta para o trabalho”, diz Adriano. A atração principal será o Coral Vozes em Canto, que recebe convidados: o Grupo de Cantos da Catedral de Montenegro, Coral Jovem do Onda e CLJ e ainda a participação dos alunos de 2019 do Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo, além de alunos das aulas de instrumentos musicais de diversas paróquias da Diocese.


Essa apresentação de domingo, dia 22, será como uma celebração de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo professor Adriano e seus alunos. O setor da música da Paróquia Catedral São João Batista conta com grupos que ensaiam semanalmente, além do Coral Vozes em Canto, de Bom Princípio. O primeiro deles são cerca de 30 alunos da escolinha de teclado e violão. O segundo é o grupo de cantos adulto, formado por jovens e adultos que animam as missas e celebrações litúrgicas na Catedral. E terceiro e mais recente grupo, que vem se reunindo há três meses, é o de jovens cantores que integram os movimentos Onda e CLJ. Todos participarão do concerto do dia 22 e esse último promete levar uma proposta diferente, uma surpresa, como adianta o professor Adriano.


O programa do Concerto de Domingo é composto de 80% de canções natalinas, dos clássicos como Noite Feliz, até duas versões do Glória. “Mas é uma apresentação também bastante eclética”, explica o professor. E essa mistura ficará por conta de interpretações de canções de artistas como Milton Nascimento e Kleiton e Kledir. “Nesse reportório, tentaremos contar um pouco da nossa sociabilidade, como nos relacionamos com o mundo através da música dentro de nossa Igreja”, observa.


Grupos da Paróquia também se apresentam em Bom Princípio


Mas essa apresentação do dia 22 de dezembro dos grupos musicais da Paróquia Catedral São João Batista não será a única. No sábado, dia 21, enquanto ocorre o Concerto de Natal da Rua da Praia na frente da igreja (evento em que a Paróquia é parceira), os grupo vão a Bom Princípio. A apresentação “na terra do moranguinho” será no Centro de Eventos, Rua José Armindo Selbach, 131, a partir das 19h30min. Nesse evento, os grupos serão convidados e parte das apresentações natalinas da cidade.


Aulas de música ocorrem gratuitamente e são abertas à comunidade


Os três grupos da Paróquia Catedral São João Batista e o Coral Vozes em Canto não é composto por músicos profissionais, são pessoas da comunidade que sentem o desejo de expressar sua fé também através da música. O Coral existe há dois anos e nasceu de um grupo de amigos e alunos do o professor Adriano. Os grupos de canto da Catedral, o coral jovem do Onda e CLJ e as aulas de instrumentos musicais reúnem jovens e adultos da comunidade para ensaios semanais. As aulas são gratuitas e todos estão convidados a participar, seja dos grupos ou do Coral. Interessados podem procurar a Secretaria Paroquial da Catedral São João Batista.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também