Catedral se prepara para a solenidade de dedicação do prédio

Ritual ocorrerá em 22 de outubro


Catedral se prepara para a solenidade de dedicação do prédio

Foto: Diocese de Montenegro

Seguindo o desafio do Papa Francisco para a construção de uma Igreja Sinodal, o Conselho Pastoral da Paróquia Catedral São João Batista esteve em assembleia na última quinta-feira, 17/08, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Centenário. O Conselho é um órgão deliberativo da Igreja local, um espaço onde todas as representações de grupos, movimentos, pastorais e comunidades de capelas da Paróquia tem direito a participação. Neste último encontro, o tema central foi a dedicação do prédio da Catedral, um ritual que será realizado em missa solene no dia 22 de outubro, às 18 horas.


Assembleia do Conselho Pastoral Paroquial, realizada dia 17/08


A dedicação de um prédio que serve como templo é um ritual antigo e remonta a romanização do cristianismo, quando Constantino, imperador romano, assume o cristianismo como religião oficial. Em linhas gerais, pela tradição da Igreja, significa que todo bem, seja ele prédio, mobiliário ou até objetos litúrgicos devem ser consagrados a Deus, simbolizando assim que aquele bem está à serviço do Reino de Deus. Ao invés da dedicação, também é usual fazer uma consagração. Este segundo, um ritual mais simples, consiste em uma bênção especial. No entanto, quando se trata de um prédio que abriga uma catedral, o mais recomendado é a cerimônia de dedicação.


A data em que é realizada a dedicação se torna um dia importante não só para a Paróquia, mas para toda a diocese. Por isso, Dom Carlos Rômulo, bispo da Diocese de Montenegro, deverá presidir a missa solene. Também haverá a presença de todas as paróquias da Diocese, movimentos e pastorais. “Esta data da dedicação, dia 22 de outubro, será tão importante para nós como o Dia de São João Batista, nosso padroeiro. Marcará o calendário litúrgico da Paróquia e, também, da Diocese”, observa o padre Diego Knecht, pároco da catedral.




Preparação

A reunião do Conselho Pastoral do último dia 17 foi uma espécie de largada para a solenidade do ritual de dedicação da Catedral. Na ocasião, representantes da comunidade paroquial da Catedral conheceram este importante passo que é dado na Diocese. Além de explicar em detalhes no que consiste este ritual, o padre Diego chamou toda a comunidade a construir juntos esta celebração. “Por isso, a partir de agora, iniciamos uma caminhada comunitária de preparação”, enfatiza o padre.

Aos poucos estão sendo divulgados vídeos e textos explicativos sobre o que é esta solenidade nas redes sociais da Paróquia. O objetivo é que todos os fiéis vão tomando conhecimento do ritual e assumam este como mais um elemento da vida em comunidade. Além disso, um tríduo será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Nestes encontros de oração e vivência em comunidade, haverá ainda um detalhamento sobre o ritual que ocorre no dia 22. Toda a Diocese é convidada a participar e a comunidade paroquial é protagonista nestes encontros.


Na Dedicação, o templo é consagrado a Deus, local de fé e reunião comunitária

Já no dia 22 propriamente dito, haverá uma grande festa no pátio da Catedral. Desde o final da tarde será oferecido lanche, pois serão muitos convidados de municípios distantes. Também haverá venda de bebidas antes e depois da missa.


Por que 22 de outubro?

Dentro do rito da dedicação, há um momento em que se faz a deposição de relíquias no altar. Normalmente, são relíquias de mártires, mas também se tem depositado relíquias de santos que tiveram a santidade reconhecida mais recentemente. A presença de relíquias nas Igrejas se dá porque através delas é possível compreender a presença de algo santificado. Nossa Catedral já possui uma relíquia, uma gota de sangue de São João Paulo II que foi entregue ao bispo emérito da Diocese de Montenegro Dom Paulo de Conto. Ela está exposta na Capela da Ressurreição, à direita de quem entra na Catedral.


Relíquia de São João Paulo II está na Capela da Ressurreição na Catedral

A relíquia que já existe na Catedral serviu de inspiração para a escolha da data da solenidade de dedicação: 22 de outubro, dia de São João Paulo II. A data escolhida pela Santa Sé para fazer memória a este santo também coincide com o início de seu pontificado, que foi também em um 22 de outubro, só que em 1978. João Paulo II foi Papa durante 26 anos, até sua morte em 2 de abril de 2005. Seu pontificado foi marcado por grandes transformações no mundo e na Igreja.


Saiba mais sobre o ritual de dedicação
Pe. Diego Knecht

Na dedicação de uma igreja, o rito é muito rico de significados. Normalmente, é o bispo da diocese quem dedica a nova igreja, no nosso caso, Dom Carlos Rômulo, bispo da Diocese de Montenegro. Durante esta celebração solene acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.

A água aspergida logo no início é um clamor para que todo local seja purificado, lavado por Deus tanto as paredes quanto cada fiel que participar. É um rito penitencial, por isso não há o ato penitencial como de costume. As unções do altar e das paredes ungem aquela mesa que será usada para o sacrifício eucarístico, a unção ainda exala aquele belo e agradável odor do qual todos somos chamados a exalar, o odor de Cristo (2Cor 2,15).

Na dedicação, paredes e altar são ungidos e incesados numa benção especial

O incenso, a fumaça que sobe aos céus são as nossas orações, nossos pedidos elevados ao Pai. Desde os primeiros séculos, celebrava-se nas catacumbas sobre as relíquias dos mártires, os santos que deram a vida por amor a Jesus Cristo. Assim, a deposição das relíquias no altar, hoje não mais exigido que seja de um mártir, nos recorda a doação, a entrega dos santos como resposta ao amor divino.

A iluminação reforça o significado: Cristo é a Luz que ilumina, a Luz por excelência que nos tirou da escuridão, por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos onde chegarmos, levando a luz que é Cristo.

Por fim, o rito de dedicação de uma igreja diz muito da nossa fé, é uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção. E cada vez que entrarmos numa igreja, tenhamos o devido respeito, amor por cada espaço daquele local, é um local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia, um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir, de dar graças por tantos benefícios vindos do Alto.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também