Catedral realiza celebração especial para o dia dos avós


Catedral realiza celebração especial para o dia dos avós

Obra Ana, Mãe de Maria, de Agnolo Bronzino (Kunsthistorisches Museum Wien, Bilddatenbank). Na representação, Sant’Ana e, à direita, São Joaquim

Catedral realiza celebração especial para o dia dos avós

 

                Segundo a tradição, tanto no Brasil como em Portugal, a 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. Para lembrar os chamados “papais e mamães com açúcar”, a celebração desse dia será toda voltada para eles. Ao fim da missa, será concedida uma benção especial para os avós presentes. Segundo o pároco da catedral, padre Diego Knecht, a intenção é lembrar dos vovôs e vovós que, na pressa da vida moderna, tem se tornado cada vez mais presentes na vida de filhos e netos. “Hoje, muitos pais e mães trabalham muito, quem cuida e está sempre presente na educação das crianças são os avós”, destaca.

 

                Na liturgia cristã, a Igreja comemora Santa’Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria e avós de Jesus, justamente no dia 26 de julho por isso a data é dedicada aos avós. Segundo a tradição, no século I a.C., Ana e seu marido Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos. Devotos, sempre oravam ao Senhor por uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Ela daria à luz uma menina, que seria batizada Maria, mais tarde a mãe do Deus feito humano. Assim Sant’Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ela morreu quando a filha Maria tinha apenas três anos.

 

                As celebrações do Dia dos Avós na Paróquia Catedral São João Batista começaram no início de julho com um chá oferecido para os idosos assistidos pela Cáritas Paroquial. Numa tarde de muito carinho, o grupo participou de um momento de reflexão junto ao sacrário na Catedral. A seguir, deliciaram-se com os quitutes carinhosamente preparados pelas voluntárias da Cáritas. “Todo ano, em julho, a Cáritas faz esse momento especial, de oração, partilha e homenagem aos avós”, acrescenta o padre Diego.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também