Catedral apresenta orientações sobre Batismo


Catedral apresenta orientações sobre Batismo

Desde que as medidas de distanciamento sociais começaram a ser flexibilizadas, ainda dentro da quarentena que visa conter o avanço da Covid-19 em Montenegro, muitas pessoas tem buscado a Paróquia Catedral São João Batista para tratar do batismo de novos cristãos, especialmente recém-nascidos. Como ainda é prudente não realizar reuniões com mais pessoas – além da presença dos bebês, que são mais frágeis – a preparação e mesmo a cerimônia ficam comprometidos. Porém, devido a grande demanda de pessoas que buscam esse sacramento para os bebês, a Paróquia Catedral São João Batista montou uma estratégia para atender a esses pedidos e garantir a saúde e segurança das pessoas, seguindo as normas das autoridades sanitárias. Essas estratégias constam das Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da Covid – 19.


Preparações

A preparação para o Batismo, também chamada de catequese do Batismo, é necessária para uma compreensão melhor do sacramento que será assumido. Assim, para a preparação, a Paróquia oferece duas modalidades para este tempo excepcional. A primeira delas pode ser feita online, uma webconferência, através de um aplicativo de reuniões. É algo muito parecido com uma ‘live’, mas também com a interação de quem assiste, o que é fundamental nessa preparação. A outra forma é realizar a preparação presencialmente, pouco antes da celebração propriamente dita. Tanto numa como noutra modalidade, a catequese ficará a cargo dos padres e não das equipes que realizam esses trabalhos normalmente.


Batizados 


As celebrações dos batismos ocorrerão a cada hora, conforme o calendário abaixo, somente na Catedral. Não serão junto das missas, serão em horários especiais. Em cada horário poderão ser batizadas, no máximo, cinco crianças. Todas as pessoas deverão estar usando máscaras e o ideal é que participem da cerimônia somente poucas pessoas mais próximas do batizando.


Calendários dos batismos


Batizados para quem não fez preparação prévia


13 de junho – 10h 

20 de junho – 10h

04 de julho – 10h


Batizados para quem fez preparação prévia através de webconferência


14 de junho – 16h

20 de junho – 15h

21 de junho – 16h

04 de julho – 15h

05 de julho – 16h


As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria Paroquial, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Aos sábados, das 8h às 11h30min. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones 51 3632-1196 | 98437-0817 (esse segundo também possui WhatsApp)

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também