Ano vocacional e evangelização da juventude é tema da assembleia do Conselho Pastoral Paroquial

Comunidade paroquial se reuniu na Capela de Santos Reis


Ano vocacional e evangelização da juventude é tema da assembleia do Conselho Pastoral Paroquial

Foto: Pascom Paróquia Catedral São João Batista

Uma das demandas apontadas pela comunidade de nossa Paróquia Catedral São João Batista, durante a consulta feita para a elaboração do Plano Pastoral Paroquial – PPP, foi a necessidade de atrair e manter os jovens da igreja na igreja. Um sinal de como esse tema é importante foi o surgimento da mesma demanda nas consultas sinodais feitas tanto em âmbito diocesano, como regional e nacional. Assim, respondendo a esse desejo, a Igreja no Brasil promove um Ano Vocacional, também dedicado à evangelização da juventude. Aqui, em âmbito local, nossa Paróquia se alinha com esses momentos e na última assembleia do Conselho Pastoral Paroquial – CPP, realizada na quarta-feira, 23-03, esse foi o tema central do encontro.


O CPP é um organismo que reúne representantes de todas as pastorais, movimentos e diretorias de comunidades e capelas. Com três reuniões por ano, o grupo se reúne em assembleia para formações que apontam para diretrizes para evangelização, além de assuntos administrativos e de gestão da Paróquia como um todo. Nesse último encontro, realizado no salão da Capela da Comunidade de Santos Reis, a formação ficou por conta de nosso vigário paroquial, o padre Erick Lopes Vicari. Além de apresentar o texto base do 3º Ano Vocacional, ele detalhou o tema, “Vocação: Graça e Missão”, e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). “Mas isso não significa que é só esse ano em que se deve investir nas vocações. Isso é sempre, e não é um compromisso só dos padres, mas de toda a comunidade”, disse.



Padre Erick também voltou a esclarecer que quando se fala em vocação, não necessariamente se diz respeito somente à formação de padres, religiosos e religiosas. “Sim, formar padres e irmãs é muito importante e a comunidade tem que animar isso. Mas existem também muitas vocações leigas, como ser pais, constituir família, e para essas a animação da comunidade também é importante”, completou.  E é também dever de toda a comunidade a evangelização dos jovens. “Essa missão está presente no Ano Vocacional e por isso, em nossa comunidade, queremos fortalecer grupos e movimentos em que jovens tenham centralidade”, reiterou padre Diego Knecht, nosso pároco.



Padre Erick durante a formação em Santos Reis | Fotos: Pascom Catedral 


Acesse o site oficial do ano vocacional 2023

 

Crianças, adolescentes e jovens com espaços na Paróquia


E para dar visibilidade aos grupos dedicados a jovens e crianças, a assembleia abriu espaço para os quatro grupos e movimentos que a centralidade está nessa evangelização dos mais jovens. Crianças a partir de seis anos e que não fizeram a Primeira Eucaristia podem participar do Girassol. Os encontros são sempre à tarde, no segundo sábado do mês, das 15 às 17 horas no Salão Paroquial.


Quem já está na segunda etapa da catequese de Primeira Eucaristia ou tem a partir de 11 anos já pode dar mais um passo: ingressar no Onda. “No Girassol a criançada é mais nova, tem muita brincadeira. No Onda também, mas já muda um pouquinho”, explica tia Paula, que já foi do Girassol e agora é uma dos que orienta a turminha do Onda. Os encontros são no segundo e quarto sábado do mês, no Centro Catequético.



Miriam e Leandro do CLJ (E), Paula e Fábio do Onda, padre Erick, Jairo, Lisi, Ricardo e Rita do Girassol


E quem tem mais de 13 anos ou está na Catequese de Crisma, pode buscar o CLJ, Curso de Liderança Juvenil. “É um outro passo, nós nos reunimos, conversamos, rezamos, temos aula de violão e realizamos ações concretas, como a visita ao asilo que fizemos outro dia. O objetivo é seguir na evangelização dos jovens, agora numa outra etapa”, explica tio Leandro, do CLJ. Os encontros são sempre no segundo, terceiro e quarto sábados do mês, também à tarde.


Por fim, o padre Erick voltou a falar e apresentou um grupo muito antigo na Paróquia e que está voltado: os coroinhas. “É destinado para meninos e meninas de seis a 13 anos. Eles auxiliam na liturgia, mas também temos nossos encontros no segundo domingo do mês, sempre a partir das 9 horas”, explica. Mas, quem tem mais de 13 anos e gosta de participar das equipes de liturgia não precisa se desvincular, pode seguir no grupo de acólitos (são aqueles ou aquelas que, na celebração da liturgia, ajudar a organizar e orientar os diferentes momentos e ritos, também para as servir e ajudar).


 Interessados em participar de qualquer um dos grupos podem procurar os tios que orientam as turminhas, ou mesmo a Secretaria Paroquial.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também