2ª Vigília Desperta Jovem quer unir a comunidade desde suas ‘igrejas domésticas’

Meditação será domingo, 7/3, às 19h


2ª Vigília Desperta Jovem quer unir a comunidade desde suas ‘igrejas domésticas’

Desperta Jovem realizado em outubro (Fotos:Tamires Maria)

Na Carta Encíclica Fratelli tutti, que tem baseado as reflexões da Campanha da Fraternidade esse ano, o Papa Francisco nos anima a promovermos a cultura do encontro. Mas como promover o encontro em tempos tão difíceis, inclusive com a necessidade de certo distanciamento social em decorrência da pandemia? O padre João Vitor Freitas dos Santos explica que sempre podemos promover o encontro, pois muitas vezes estamos presentes, mas isolados em nós mesmos. “Agora, isolados pela necessidade de frearmos a propagação do vírus, podemos nos unir mesmo de nossas casas”, completa. É justamente isso que propõe a segunda edição da Vigília Desperta Jovem, que ocorre no próximo domingo, às 19h. 

 

Como na primeira edição, ainda realizada no final de outubro, será inspirada nas orações da Comunidade de Taizé. De cunho meditativo, as orações tem como base música contemplativa que reflete a natureza da meditação como forma de oração. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. No ano passado, foi permitida presença de público, especialmente jovens de nossa comunidade. Porém, nesse momento, dada a situação, o encontro será totalmente virtual, na modalidade live, transmitido pela página da Paróquia Catedral São João Batista no Facebook.



Como em outubro, meditação será inspirada em  Taizé


O padre João Vitor ainda explica que embora seja um chamado muito especial aos jovens, toda a comunidade é convidada a participar, pois é mais uma oportunidade de preparação para Páscoa. “A ideia é que as pessoas montem seu pequeno altar em casa e entrem em conexão conosco. Assim, todos, desde nossas igrejas domésticas, seremos unidos em uma só comunidade”, explica. Ele pede, inclusive, que ao longo da semana e no dia da vigília as pessoas compartilhem nas redes sociais as fotos de seus altares com a #DespertaJovemSJB. “Depois, vamos reunir essas fotos e publicar também no site e nas redes oficiais da Paróquia”, acrescenta.

 

A Vigília Desperta Jovem, como na primeira edição, é uma iniciativa da juventude da Paróquia e é organizada por integrantes do Onda, CLJ, Cursilho Jovem e jovens que representam algumas comunidades de nossa paróquia.


Confira como foi a edição do ano passado


Conheça mais sobre a Comunidade Taizé

 

 

A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecumênica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.

 

Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.

 

No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra".

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também