152 anos da Paróquia São João Batista: as transformações que renovam o espírito de ser Igreja


152  anos da Paróquia São João Batista: as transformações que renovam o espírito de ser Igreja

Na data de hoje, há 152 anos era oficialmente constituída a Paróquia São João Batista de Montenegro. Mas, a história é ainda anterior. Pertencente a Paróquia Bom Jesus de Triunfo, a comunidade que residia na região a partir das margens de cá do Rio Caí reivindicava pelo menos uma capelinha mais perto de suas terras. Assim, depois da doação de terrenos no alto de uma coxilha, pertinho do Morro São João, a comunidade se reuniu e ergueu uma modesta capelinha de tábuas. Montenegro ainda nem era uma vila, sequer município. Mas, ainda assim, foi o esforço dessa comunidade que faz surgir o pequeno templo.



Altar da antiga Matriz


A capelinha ficava onde hoje é a pracinha, na frente da Catedral, mas ainda não era a antiga igreja, recordada por muitos montenegrinos com carinho e saudade. Embora esse feito representasse um avanço para moradores da região, a dificuldade nos deslocamentos dos padres e religiosos para as celebrações na capelinha acendeu nessa mesma comunidade o desejo de fazer dela uma igreja, sede de uma paróquia. Assim, depois de muita movimentação política e esforço dessa comunidade, em 1871, já com a famosa antiga igreja erguida, Dom Sebastião Dias Laranjeira, então bispo da Diocese do Rio Grande do Sul, desmembrou a comunidade de Triunfo e criou a Paróquia São João Batista. Isso tudo ainda antes de Montenegro se tornar vila, fato ocorrido somente em 1873.



Antiga Matriz em dia de festa


Depois de criada, a Paróquia ficou durante 23 anos sob a administração de padres jesuítas até que começou a receber padres diocesanos. Mas essa mesma comunidade que lutou para a constituição da Paróquia, que em 1871 eram cerca de 7 mil pessoas, não parava de crescer. Isso fez surgir outra necessidade: a construção de uma igreja maior. Foi então que iniciou outra grande mobilização que, em 12 de dezembro de 1965, culminou na inauguração da nova igreja, construída em estilo romano basilical. Enquanto isso, Montenegro e municípios da região, muitos seus antigos distritos, crescem. Ingressamos nos anos 2000 com um objetivo: tonar a região uma diocese. O objetivo foi alcançado em 2 de julho de 2008 e a Igreja Matriz da Paróquia São João Batista se torna Catedral, e a paróquia a ser denominada Paróquia Catedral São João Batista de Montenegro.



Nova Matriz já em processo de revitalização


Toda essa transformação, mais uma vez, contou com o apoio e a mobilização do povo. Em 2009, inicia um projeto de revitalização da matriz que a transforma na catedral como conhecemos hoje. O projeto ainda não está concluído, na atual fase estão sendo substituídos os antigos bancos e ainda faltam alguns detalhes. E em todas as etapas a comunidade participou ativamente, seja fazendo doações diretas em dinheiro, contribuindo via partilha do dízimo ou mesmo oferecendo seus trabalhos na realização de festas e outras promoções para angariar fundos para as obras.


Passado esse tempo, e nesse período de aniversário, podemos nos questionar sobre o que significava ser igreja em 1871 e agora em 2023. Sem qualquer sombra de dúvida, muita coisa mudou. Mas há algo que une aquela pequena população que ergueu uma modesta capelinha de tábuas e nós hoje, a comunidade que luta pela conclusão do projeto de revitalização: as pessoas. São essas pessoas que com seu trabalho, com fé e muita devoção edificaram e reformularam todos esses prédios que são símbolos, ícones que nos conectam ao segmento de Cristo. Àquela gente que lutava por um espaço de oração vive ainda na comunidade da Paróquia Catedral São João Batista, não só nas obras e prédios, mas nas ações sociais, nas acolhidas, partilhas e escutas e, principalmente, nos 22 movimentos, pastorais e capelas que levam adiante um projeto de construção do Reino, iniciado pelo Filho de Deus há mais de dois milênios.



Parabéns a toda comunidade que faz viva a Paroquia Catedral São João Batista!

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também