É tempo de Quaresma


É tempo de Quaresma

“Convertei-vos e crede no Evangelho”. Com essas palavras, os sacerdotes fizeram a imposição das cinzas nos fieis. O ato compõe a liturgia da missa de Quarta-Feira de Cinzas, celebrada na noite da última quarta (26/02) na Catedral São João Batista. Segundo a tradição católica, as cinzas representam a pequeneza humana diante da Criação. “Do pó viestes e ao pó voltarás”, lembrou o bispo da Diocese de Montenegro d. Carlos Romulo, que presidiu a celebração, ao lado dos padres Diego Knecht, pároco da catedral, e João Vitor Freitas dos Santos, vigário paroquial.

 

Durante sua homilia, d. Carlos lembrou, ainda, que a Quaresma representa um tempo de preparação para a Páscoa. “Também deve ser um tempo de penitência, de conversão”, completa. Para ele, isso representa não puramente seguir dogmas ou tradições, mas sim pensar na entrega do Cristo e o quanto podemos nos entregar ao irmão, especialmente aos mais pobres e necessidades, seguindo o que diz Jesus nos Evangelhos.

 

Aliás, a Campanha da Fraternidade de 2020, promovida pela Conferência Nacional do Bispos do Brasil – CNBB e lançada na Quarta-Feira de Cinzas, vai justamente nesse sentido: a valorização da vida, de todas as formas de vida. O tema é: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”

 

D. Carlos explica que a ideia de promover a defesa da vida antes do nascimento, mas também depois. “A vida é dom de Deus, mas sua preservação é compromisso de todos. Por isso precisamos, como o Bom Samaritano, olhar para o pobre, o marginalizado. Por isso a Campanha toma o texto de Lucas, 10, 33-34 como lema ‘viu, sentiu compaixão e cuidou dele’”.

 

Para quem quiser aprofundar as reflexões a partir da Campanha, já está disponível na Secretaria Paroquial a cartilha com o texto base da Campanha da Fraternidade 2020. E já a partir da próxima semana, também estará disponível o folheto para orientar as orações e reflexões em preparação para a Páscoa. Na Catedral, ao longo de todas as sextas-feiras da Quaresma será realizada a Via Crusius, pouco antes das missa das 18h30min.


Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também