VIGIAI!   


VIGIAI!   

 

Queridos irmãos e irmãs, a ordem “Vigiai!” resume a liturgia do primeiro Domingo do Advento, o início do ano litúrgico. O Senhor nos convida a vigiar, não pelo medo, mas para que estejamos preparados para o encontro definitivo com Ele. Este encontro exige uma preparação, afinal de contas, quando recebemos visitas ilustres é normal que exista uma preparação, de modo que a visita não nos pegue de surpresa, sem ter o que oferecer. A oração do dia reza: “... concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, correndo com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos”. A oração nos indica como devemos estar preparados: com as ofertas de nossas boas obras! Com elas estamos indo ao encontro d’Aquele que já está vindo ao nosso encontro. É uma via de mão dupla, para usar uma linguagem de trânsito.

 

É exatamente isto que significa a palavra Advento: Ad = ir + vento = aquele que vem. Advento é ir ao encontro do Cristo que vem. O evangelho nos diz: “Vigiai [...] Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo”. O que significa este dormir? É não estar realizando as boas obras que o Senhor nos pede, especialmente as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46). Por isso, precisamos pedir ao Senhor a graça da perseverança, pois como nos ensina a segunda leitura (1 Cor 1, 8) “É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo”. Perseverar nas boas obras é vigiar, é estar preparado para o encontro com o Senhor, sem dormir no egoísmo!

 

E nós desejamos ardentemente este alegre encontro, como expressa o profeta Isaías na primeira leitura (63, 19): “Ah! Se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti”. Ah! Se tu visses agora nossa vida seria transformada! Tudo aquilo que parece ser impossível de acontecer, aconteceria! Com a vinda do Senhor nada ficará igual, se desmancharão as montanhas de pecado, egoísmo e violência, e virá a paz e a salvação. Este encontro, esta segunda vinda do Senhor é o que esperamos. Estejamos preparados! Vigilantes! Convertidos!

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também