QUE FRUTOS VOCÊ PRODUZ?


QUE FRUTOS VOCÊ PRODUZ?

Queridos(as) de Deus, a Paz! Começamos em outubro o mês missionário e estamos celebrando a semana nacional em defesa da vida até o dia 08, dia do nascituro. Somos chamados a refletir sobre a vocação missionária da Igreja em um mundo cada vez mais hostil ao evangelho. A Igreja é essencialmente missionária, existe para ensinar e batizar, ou seja, fazer discípulos do Senhor todos os povos. Um dos conteúdos de nossa evangelização é o cuidado com a vida. Nós cristãos católicos defendemos a vida desde a concepção (ato fundante da vida) até o seu fim natural. Em uma sociedade marcada pela “cultura de morte” (termo usado pelo Papa Francisco), falar da vida é um verdadeiro desafio.

 

A liturgia deste Domingo (27° do Tempo Comum) nos traz a imagem da vinha, tanto na primeira leitura (Is 5, 1-7) como no evangelho (Mt 21, 33-43), mas em contextos diferentes. Na primeira leitura o Senhor nos convida a produzir frutos. O desejo do Senhor é que produzamos frutos de justiça e obras de bondade, pois o dono da vinha (Deus) nos oferece todas as condições para tal; o problema é não corresponder. E no evangelho, Jesus faz critica a atitude dos líderes religiosos, os vinhateiros, que, ao invés de cuidar da vinha em nome do proprietário, matam os seus enviados e até mesmo o próprio Filho, a fim de tomar para eles o controle da vinha. É uma imagem do que aconteceu com os profetas enviados a Israel e é o que acontecerá com Jesus, o Filho enviado do Pai.

 

Este evangelho nos ensina que, quando estamos na vinha (reino de Deus/serviço de Deus/comunidade cristã) sem espírito missionário e a atitude de cuidado acabamos por nos perverter. Achamos que a comunidade está ao nosso serviço, mas é cada um de nós que deve estar a serviço desta vinha. Então, aqui fica o exame de consciência: Estou produzindo bons frutos? Tenho cuidado da vinha ou me apropriado dela? Aproveitemos este mês missionário e a semana da vida para nos convertermos nestes aspectos.

Pe. João Vítor Freitas dos Santos 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também