PREPARAI O CAMINHO!   


PREPARAI O CAMINHO!   


Queridos irmãos e irmãs, a liturgia deste 2° Domingo do Advento nos convida a preparar os caminhos para a chegada do Senhor. No evangelho (Mc 1, 1-8) aparece a grande figura de nosso padroeiro São João Batista, cumprindo a profecia de Isaías de que viria um mensageiro que grita no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!”. E este foi o grande ministério de João, o de preparar os caminhos do Senhor através do arrependimento e do chamado à conversão. Podemos dizer que João tinha uma missão penitencial, pois escutava as confissões e batizava o povo para o perdão dos pecados no rio Jordão. Com este evangelho, a Igreja nos ensina como podemos preparar os caminhos do Senhor: pela conversão.

 

A conversão é o sim e a adesão à vontade de Deus em nossa vida. Se somos arrogantes e pensamos que não precisamos de Deus, temos como que vales, montes e colinas, caminhos tortos e asperezas que nos separam do Senhor. Mas, quando nos preparamos pela conversão, realiza-se também em nossa vida o que foi profetizado por Isaías (40, 4): “Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas”. E quando pela conversão isso acontecer, o Senhor virá sem impedimentos ao nosso coração. Quantas vezes pensamos que Deus está longe? Que não Ele não vem? Mas a pergunta que deveríamos fazer é: O que devo converter em minha vida para que o Senhor venha?

 

Por isso, não percamos tempo, pois “O dia do Senhor chegará como um ladrão!” (Cf. 2 Pd 3, 8-14) Podemos não ter o tempo que pensamos ter, e assim não estarmos preparados para o encontro. Nossa esperança nesta vida “são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça”; e só herdaremos este reino se o Senhor nos encontrar numa “vida pura e sem mancha e em paz”. Então, vivamos intensamente hoje o processo de conversão, contando com o auxílio da graça de Deus e colaborando com nossos esforços. A Igreja, neste tempo de Advento, nos oferece com maior ênfase o sacramento da reconciliação, a participação na Eucaristia, a oração pessoal e em família e a prática do perdão como grandes obras de Deus em nossa vida.

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

 

 

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também