O NOIVO ESTÁ CHEGANDO    


O NOIVO ESTÁ CHEGANDO     

Queridos irmãos e irmãs. Estamos nos aproximando do final do ano litúrgico, daqui a dois domingos iniciaremos o tempo do Advento que nos prepara para a grande solenidade do Natal. O Senhor virá! No evangelho deste Domingo (Mt 25, 1-13) Jesus nos ensina a parábola das virgens previdentes e imprevidentes que aguardam a chegada no noivo. O Senhor é o noivo, o esposo que virá, mas não sabemos quando será o dia nem a hora. Por isso o evangelho é um convite à perseverança e vigilância. As virgens previdentes são uma imagem de quem encontrou a virtude da sabedoria (cf. Sb 6, 12-16) pois “quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta”. As virgens imprevidentes não souberam se preparar pela sabedoria para o encontro com o noivo.

 

As virgens também são uma imagem da Igreja, chamada a ser esposa de Cristo, que canta o desejo de encontrar-se com o amado esposo Jesus: “A minh’alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor” (Sl 62). Cada um de nós traz no coração este desejo do feliz encontro com o Senhor. Mas este desejo deve estar acompanhado da atitude sábia de quem tem consciência que precisará de óleo suficiente para este encontro. E o que é este óleo? São nossas boas obras, a participação nos sacramentos, a escuta atenta da palavra de Deus, a vida em comunidade e tantas outras “vigilâncias” que Jesus nos chama.

 

A segunda leitura (1Ts 4, 13-18) nos fala da esperança cristã, daquilo que acontecerá conosco depois da morte. Para nós, cristãos, a morte ganha contornos de encontro definitivo com o amado esposo. “Estaremos para sempre com o Senhor”! Este horizonte anima nossa vida presente e nos abre para a graça que nos aguarda nesta grande festa de casamento que o Senhor prepara para aqueles que o amam.

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também