O DOMINGO DA ALEGRIA!   


O DOMINGO DA ALEGRIA!   


Queridos irmãos e irmãs, estamos acostumados com o tema da alegria. Nossa diocese é conhecida como “A Diocese da Alegria”, e quem é daqui sabe que faz jus ao título. Realmente a alegria é um belo testemunho que podemos transmitir como Igreja ao mundo, pois ela faz parte do anúncio do Evangelho. Não é à toa que a primeira Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco tratava do tema da alegria (Evangelii Gaudium ou Alegria do amor, de 24 de novembro de 2013). Toda a Igreja está neste caminho de redescoberta do ânimo, da força motora da alegria do Evangelho, que nos faz estar em saída, sempre ao encontro daqueles que perderam a alegria, mas que podem redescobri-la também. E, neste tempo de Advento, o terceiro Domingo é conhecido como “Gaudete” = Alegria.

 

A primeira leitura, do profeta Isaías (61, 1-2a. 10-11), nos fala da alegria que brota da salvação e envolve por inteiro o profeta que é chamado a “pregar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção aos cativos e a liberdade para os que estão presos”. A segunda leitura, de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 5, 16-24), nos exorta a “estar sempre alegres! Rezai sem cessar...” e o salmo (Cf. Lc 1), é a canção da alma que se encontrou com o Senhor: “A minh’alma se alegra no meu Deus”.  A Palavra de Deus deste Domingo está plena desta mensagem da alegria que enche o coração daqueles que creem em Jesus Cristo. A Palavra nos encoraja, por meio da alegria, a ter esperança em Deus, pois Ele é fiel.

 

No Evangelho (Jo 1,6-8.19-28) aparece a grande figura do profeta São João Batista, aquele que nos aponta para a alegria de nossa fé: Nosso Senhor Jesus Cristo. João nos diz: “No meio de vós está aquele que vós não conheceis”. Com isto, nos ensina que a alegria está encarnada, está conosco, precisamos apenas descobri-la.  Muitas vezes procuramos a alegria naquilo que é efêmero, porém a verdadeira alegria não está nas coisas deste mundo, mas naquilo que é eterno. Nossa alegria é uma pessoa! Nossa alegria é o Cristo! Por isto estamos neste tempo de feliz espera do Natal do Senhor: nossa alegria se encarnou e está no meio de nós, precisamos apenas encontrá-la. A alegria é um encontro.

 

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também