Depois de quatro anos, auditório do Instituto de Educação José será reinaugurado

Espaço servirá tanto para atividades escolares, culturais, paroquiais e da comunidade montenegrina


Depois de quatro anos, auditório do Instituto de Educação José será reinaugurado

Algumas pessoas não sabem, mas todo o complexo de prédios em que está localizado o Instituto de Educação São José, na quadra entre as ruas Assis Brasil, Olavo Bilac, Apolinário de Moraes e São João, pertence a Paróquia Catedral São João Batista. Desde 2018, os prédios, que ainda abrigam uma casa de retiros e um auditório, vem sendo reformados. Agora, nesta etapa mais recente, estão sendo concluídas as obras no auditório. O espaço, com capacidade para 380 pessoas, será reinaugurado em 18 de novembro, sábado pela manhã para convidados e comunidade escolar, e deve ser posto em uso já nos primeiros meses de 2024, servindo tanto à comunidade paroquial quanto a escolar.


O auditório, palco de muitas formaturas e que guarda lembranças de ex-professores e ex-alunos do São José, está fechado para o uso desde 2019. O prédio vinha se degradando, com infiltrações e problemas no forro, além de desgaste na mobília e no palco, todos em madeira. Além disso, não correspondia mais as normas do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio – PPCI e, por isso, não tinha liberação do Corpo de Bombeiros.

Obra do auditório está praticamente finalizada | Fotos: Paróquia São João Batista

 

No entanto, depois de seis meses de obras e de um investimento de cerca de 500 mil Reais, custeados numa parceria entre Paróquia e direção do Instituto São José, o auditório está completamente novo. Ou quase, porque a revitalização manteve o desenho original, guardado na memória de muita gente. Externamente continua igual, porém, internamente foi completamente reformado. 

Palco em madeira estava comprometido. Na foto, obra já em andamento


O telhado recebeu reparos, o velho forro de madeira foi substituído por um novo em PVC. O palco de madeira, comprometido pela ação do tempo, deu lugar a um de concreto revestido em madeira. Até mesmo uma antiga passagem que liga a escola ao auditório foi reformada. Por fim, toda a instalação elétrica foi refeita, bem como o projeto de adequação ao PPCI.

Novo palco em concreto, revestido de madeira


Além de abrigar atividades escolares e formaturas do Instituto de Educação São José, o auditório, originalmente inaugurado em dezembro de 1957, será para uso da comunidade da Paróquia Catedral São João Batista. Além disto, também haverá disponibilização para a comunidade em geral, que poderá ocupar o espaço para assistir espetáculos teatrais e outras atividades culturais e escolares. E, para marcar a reinauguração do espaço, haverá um solenidade no próximo dia 18/11, às 8h30min, no São José. Logo em seguida, às 9h, com entrada franca, haverá Concerto com a Orquestra Montenegro. A entrada é gratuita e a promoção integra as ações do Projeto FUNDARTE 50 Anos, promovido pelo Ministério da Cultura, AAF e FUNDARTE.


Dois milhões e meio investidos no complexo do São José


Se as obras no auditório iniciaram em maio de 2023, a revitalização de todo o complexo que ocupa o quarteirão começou em 2018. Em 2022, foi reformado o prédio principal da escola, com entrada pela rua Assis Brasil. O primeiro e o segundo andares e o forro, ainda em madeira, estavam comprometidos e foram refeitos em lajes de concreto. O telhado também teve de ser substituído por completo, com uma estrutura mais moderna. Reformas e pequenos reparos foram feitos nos demais andares, além de adequações para segurança e elaboração do projeto visando o PPCI, num investimento de aproximadamente um milhão de Reais.

Intervenções no complexo, que ocupa uma quadra, iniciou em 2018


Ajustes referentes a segurança para que correspondesse às normas do PPCI começaram em 2018. E isto foi feito desde a casa de retiros, que tem entrada pela rua Olavo Bilac, passando por toda a edificação central do complexo e o prédio principal. Agora, mais recentemente, o auditório. Foram investidos mais aproximadamente um milhão de Reais. Todas estas melhorias foram custeados numa parceria entre a Paróquia e o Instituto de Educação São José.


Paróquia e escola: uma antiga parceria


O então Colégio São José nasceu na sacristia da Paróquia São João Batista em 1906, quando Irmãs de São José, vindas de Chambéry, na França, com passagem por Garibaldi, foram recebidas pelo pároco da época, o padre Nicolau Knob. No ano seguinte, 1907, começaram as obras dos prédios que conhecemos hoje. Em 1989, as religiosas entregaram a gestão da escola para uma entidade mantenedora recém-criada, a Associação Pró-Cultura e Educação Comunitária de Montenegro. Este colegiado, que gere pedagógica e administrativamente o São José até hoje, é formado por integrantes da sociedade, direção da escola e representantes dos alunos.

Prédio da escola ainda com traços quase originais | Foto: Acervo Inst. Ed. São José


Em 2002, a Paróquia São João Batista comprou o imóvel. Foi quando a paróquia assume a dívida pela compra e cria a Casa de Retiros São José, que ocupa parte do complexo. Somente em 2019 a Paróquia, já como sede da Catedral da Diocese de Montenegro, conseguiu quitar a dívida pela compra do complexo de prédios. No entanto, em 2018 já havia começado a investir na remodelação, reformas e ajustes de segurança nos prédios.

Eixo central da Casa de Retiros, na rua Olavo Bilac


Cada passo dado nas obras foram sendo sempre feitos em parcerias com a mantenedora do Instituto de Educação São José. Atualmente, a Paróquia é a administradora e detentora do corpo, os prédios do complexo, e a mantenedora traz alma a este corpo, com a operacionalização e gestão da escola. Sinais de que a parceria em prol da educação iniciada em 1906 segue viva e sempre de olho no futuro.

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também