ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

No dia 01 de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou solenemente o dogma da Assunção de Nossa Senhora com estas palavras: “a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminando o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo”. Proclamar o dogma significa que o Papa, como sucessor de Pedro, não criou nada de novo, apenas afirmou solenemente a fé da Igreja professada desde os tempos dos apóstolos.

 

Já estava presente na Igreja a fé na Assunção de Nossa Senhora, tanto que antes da proclamação, Pio XII consultou os bispos do mundo todo acerca da fé e da necessidade desta proclamação, a resposta dos bispos ao Papa foi positiva: em todas as dioceses do mundo se crê na Assunção de Maria. Este dia 01 de novembro de 1950 foi de grande festa para os católicos. Foi a última vez na história da Igreja que um Papa fez uma proclamação solene de algum dogma. A festa da assunção desde então é celebrada no dia 15 de agosto, mas no Brasil, quando o dia 15 não cai em Domingo, é transferida para o terceiro Domingo de Agosto.

 

O Dogma da Assunção, como também os outros dogmas marianos, não quer apenas professar uma verdade sobre Maria, mas apontar algo para o mistério de Cristo. Maria foi assunta porque teve uma participação singular na ressurreição de seu Filho, esteve muito unida a Ele em toda sua vida, e esteve também com Ele na hora de sua morte/dormição (existe uma discussão sobre a morte ou não de Maria, que podemos expor em outro momento). Também a Assunção de Maria nos aponta para o nosso destino escatológico: o que aconteceu com Maria, acontecerá conosco também. Maria é o protótipo do projeto de Deus para cada um de nós. Ao ver as maravilhas que Deus realizou nela, podemos esperar na fé o que Deus prepara para nós, seus filhos. 

Onde estamos

Endereço: Olavo Bilac, 1212 – Centro – Montenegro/RS – CEP 92510-165

Telefone: 51 3632-1196 | 98437-0817

E-mail: [email protected]

Siga-nos

Acesse também